Geração Atitude
O presidente Ademar Traiano (PSDB) adianta que a Assembleia Legislativa cadastrou 262 propostas dos estudantes que participaram da 5ª edição Geração Atitude. A maioria das propostas é voltada ás áreas da educação, saúde, meio ambiente, segurança e acessibilidade. Uma banca de servidores do legislativo tem até dia 10 para definir os projetos selecionados. A divulgação dos vencedores acontece a partir do dia 11 de outubro.
Duas escolas
Duas escolas da região de Curitiba foram selecionadas para integrar o programa escolas cívico-militares do governo federal. Cada escola para implantar o programa vai receber R$ 1 milhão. Instalados e em vias de implantação, o Paraná já tem seis colégios militares: Curitiba, Londrina, Maringá, Cornélio Procópio, Cascavel e Foz do Iguaçu.
ZPE em Foz
A Comissão de Desenvolvimento do Senado aprovou projeto de lei do senador Alvaro Dias (Pode-PR) que prevê a criação de uma Zona de Processamento de Exportação em Foz do Iguaçu. O senador Flávio Arns (Rede-PR), relator da matéria, deu parecer favorável ao projeto e disse que ZPE vai estimular a indústria e os serviços em uma área que classificou como corredor da pobreza do oeste paranaense.
“Bolsonaro é vítima”
O deputado Filipe Barros (PSL-PR) sustenta que “a maior vítima de fake news nas eleições foi (o presidente Jair) Bolsonaro”. “Quem diz isso não é o Filipe Barros, não é o eleitor do Bolsonaro. Quem diz isso é o próprio TSE que condenou (Fernando) Haddad (PT) por divulgação de notícias que denigrem outros candidatos. Bolsonaro foi a maior vítima desse sistema podre que o PT utiliza”, diz.
Utilidade pública
A Assembleia Legislativa aprovou projeto de lei do deputado Alexandre Curi (PSB) que declara como de utilidade pública a Associação de Produtores de Peixes de Icaraíma. A associação vai industrializar e comercialização a produção de pescado da região.
Reposição salarial
O presidente da Assembleia Legislativa , deputado Ademar Traiano (PSDB), promulgou projetos que concedem reajuste de 4,94% para os servidores públicos estaduais do Tribunal de Justiça, Ministério Público, Tribunal de Contas, Defensoria Pública e do legislativo. É uma satisfação atender a demanda dos funcionários”, destacou Traiano.
Mais quatro cidades
O deputado Aliel Machado (PSB) indicou recursos, através de emendas individuai, para mais quatro cidades paranaenses – Pinhão, Palmas, Candói e Laranjeiras do Sul – nas áreas de saúde, agricultura e esporte.
Perdão
O vereador Ezequias Barros (Patriota), de Curitiba, pediu perdão às famílias de quatro jovens mortos em um confronto com a Polícia Militar. “Se de alguma forma fui incisivo contra as famílias, peço perdão porque não é isso que estou querendo buscar com minha fala. Quero viver em um país onde se respeite a lei e não aconteça como aconteceu com esses jovens”.
Pros busca Alencar
O deputado Toninho Wandscheer (Pros-PR) confirmou que seu partido busca filiar Josué Alencar, filho do ex-vice-presidente José Alencar. O empresário, inclusive, já palestrou para parlamentares e filiados do partido em Brasília e pode disputar as eleições presidenciais de 2022.
Janja resiste
A namorada do ex-presidente Lula (PT), Rosângela da Silva, Janja, funcionária da Itaipu Binacional, resiste na transferência do escritório da binacional em Curitiba para a sede da usina em Foz do Iguaçu. A mudança foi determinada pelo presidente da Itaipu, Joaquim Silva e Luna. A usina mantinha 76 funcionários lotados na capital paranaense. O prazo de transferência termina em janeiro de 2020.
Ratinho e Moro
O governador Ratinho Junior e o ministro Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública) acompanham hoje em São José dos Pinhais as ações do projeto “Em Frente, Brasil” de combate à criminalidade violenta. Antes, em Curitiba, os dois participam do Encontro do Conselho Nacional de Secretários de Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária.
Da Redação ADI-PR Curitiba
Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.