1ª Expomorcego será realizada no fim do mês em Cianorte
Geovan Petry/CBN Maringá
A 1ª edição da Expomorcego, que ocorre em Cianorte na próxima semana, quer chamar a atenção para a importância da preservação do morcego no meio ambiente. O mês de outubro é dedicado às comemorações e várias atividades serão realizadas entre os dias 27 e 29 de outubro.
No dia 1º de outubro, foi comemorado o dia internacional do morcego. Por isso, o Instituto Água e Terra (IAT), através do programa de Conservação de Morcegos do Brasil (PCMBRASIL), a Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal de Cianorte (Semma) e a Universidade Paranaense (Unipar), vão realizar a 1ª Expomorcego entre os dias 27 e 29 de outubro.
No dia 28 haverá uma atividade prática com a coleta de morcegos na Trilha das Perobas. O chefe regional do IAT, Marcelo Marques, disse que o objetivo é fazer com que as pessoas compreendam a importância do mamífero no meio ambiente.
“Morcegos são cercados por um monte de mitos, um monte de histórias que não são legais e animais que são extremamente importantes para o meio ambiente. São bichinhos que ajudam na dispersão de sementes, controlam a população de insetos”, disse Marques.
Podem participar das atividades, crianças, adultos e idosos. Além de palestras, discussões e apresentação de animais para as pessoas, em uma das noites, um grupo vai até a mata para acompanhar a captura dos morcegos. De acordo com Marcelo Marques, serão três dias de intensos trabalhos.
“De manhã, à tarde e à noite. Concentrando de manhã e à tarde na experiência da população mais jovem. A população, de forma geral, pode ir até o eco museu da cidade de Cianorte para visitar a exposição voltada aos morcegos”, disse.
A espécie que ocorre em nossa região tem hábitos alimentares à base de frutas ou insetos. Esses comportamentos são importantes para o meio ambiente, pois os animais ajudam a espalhar as sementes das plantas e a controlar a população de insetos.
As inscrições podem ser feitas até às 18h do dia 26 de outubro no site: iat.pr.gov.br/Expomorcego
A atividade será realizada com acompanhamento de um profissional e os participantes devem estar equipados com roupas compridas, botas de cano alto, lanternas, água e repelente.