Aeroporto de Cianorte registra mais de 100 operações comerciais esse ano

Da Redação

Criado em 2019, e ativo em Cianorte desde janeiro deste ano, o Voe Paraná mudou o cenário aeroportuário do Estado. O número de aeroportos com operações regulares passou de seis, em 2018, para 20 em 2022, três vezes maior. Juntos, eles oferecem 61 rotas regionais que conectam cidades de todo o Paraná com o Aeroporto Internacional de São José dos Pinhais, na grande Curitiba, e algumas chegam até Caçador e Florianópolis, em Santa Catarina.

Na Capital do Vestuário, o aeroporto Engenheiro Gastão de Mesquita Filho registou 102 operações, sendo 51 pousos e 51 decolagens, de janeiro a junho deste ano. De acordo com a assessoria, até o dia 20 de julho, 323 passageiros embarcaram durante 58 pousos e 396 desembarcaram em 58 decolagens.

Em média, são 56 embarques por mês, e 46 desembarques. Em julho, até operação dessa quarta-feira, 20, foram 38 embarques e 41desembarques. Considerando que ainda haverá mais quatro operações neste mês, julho apresenta um aumento na venda das passagens, impulsionado pelo período de férias escolares.

A empresa aérea Azul é responsável pelas operações em Cianorte. A aeronave Cessna Gran Caravan aterrissa na Capital do Vestuário trazendo passageiros de Curitiba, e embarca nove com destino à capital do estado. Os voos com origem de Curitiba têm saída às 6h30 e com chegada em Cianorte prevista para às 8h30 nas segundas, quartas e sextas- feira. Já os voos com origem em Cianorte, saem às 8h55 com chegada em Curitiba prevista para às 10h35.

A concretização das operações aéreas regionais se deve a uma parceria do Governo do Estado com a Azul. As viagens começaram nos dias 23 e 24 de janeiro. Mas o trabalho teve início muitos meses antes.

A Invest Paraná, agência do Governo do Estado responsável pela prospecção de novos negócios e atração de empresas, teve um papel importante na negociação junto à Receita para redução da alíquota de querosene de aviação em troca de investimentos em aeronaves para ampliar os voos. O trabalho continua para viabilizar a expansão do Voe Paraná. O Estado articula ampliação do comércio exterior do Paraguai pelo Porto de Paranaguá.

A Invest já iniciou conversas com companhias aéreas locais e globais para ampliar ainda mais o número de linhas e conexões regionais e colocar em operação outros aeroportos no Estado. As companhias Gol e TAM também mantém operações regulares grandes no Estado.

OBRAS

Iniciada em dezembro de 2021, a obra de ampliação da pista do Aeroporto Engenheiro Gastão de Mesquita Filho seguem a todo vapor. A reforma da área administrativa e sala de embarque/desembarque devem terminar em 10 dias. Já a adequação da pista está prevista para a primeira quinzena de agosto

As máquinas da empresa vencedora da licitação estão realizando o serviço de terraplanagem. Com investimento R$ 633.601,00 a pista receberá a ampliação de 220 metros. No local também haverá a mudança do cercamento, cumprindo assim, as especificações exigidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).