Casamentos em Cianorte crescem quase 36%

Da Reação com Assessoria

Nos primeiros meses de vigência da Lei Federal nº 14.382/22, celebrações atingem maior número nos primeiros oito meses desde 2019. Cianorte registrou um aumento de 36% no número de casamentos civis nos meses após a entrada em vigor da Lei Federal nº 14.382/22, que reduziu os prazos de habilitação e celebração do matrimônio.

Segundo os dados apurados pelo Instituto do Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Irpen/PR), entidade que reúne os 519 cartórios de registro civil, responsáveis pelos atos de nascimentos, casamentos e óbitos em todo o território estadual, o mês de agosto deste ano, segundo desde a vigência da nova legislação federal, registrou um total de 77 casamentos, 36% a mais que o verificado em julho, quando foram realizadas 45 celebrações.

No acumulado do ano, incluindo o mês de agosto, Cianorte registrou um total de 332 casamentos, número 52% maior que o verificado no mesmo período de 2021, quando foram realizados 219 matrimônios. Se comparados com o auge da pandemia em 2020, quando as celebrações caíram drasticamente e foram registradas 210 celebrações, o aumento no ano foi de 58%.

PARANÁ

O Paraná registrou um aumento de quase 8% no número de casamentos civis um mês após a entrada da Lei Federal. O novo texto legal também possibilitou que 140 pessoas no estado modificassem seu primeiro nome diretamente em cartório de registro civil, de forma imotivada e em qualquer idade, sem a necessidade de entrar com ação judicial.

Segundo os dados no mês de julho deste ano, primeiro desde a vigência da nova legislação federal, o Estado registrou um total de 4.034 casamentos, 7,8% a mais que o verificado em junho, quando foram realizadas 3.739 celebrações.