Cidade está mais colorida com a floração de ipês-roxos
Da Redação com Bem Paraná
Quem caminha pelas ruas de Cianorte tem a alegria de admirar a florada dos ipês-roxos. As árvores fazem parte da identidade da cidade e embelezam o inverno cianortense. A floração, que se estende até outubro, faz com que moradores e visitantes parem para tirar uma foto ou simplesmente apreciar a beleza da natureza.
A cidade é cercada de ipês de diversas cores que florescem em épocas diferentes. Segundo dados da Secretaria do Meio Ambiente, das 45 mil árvores catalogadas, em Cianorte, estima-se que 10 mil sejam ipês. Eles costumam florescer de julho a setembro, pois devido ter uma semente leve, a planta precisa que o tempo esteja seco e quente, assim o Ipê começa a florar quando cessam as chuvas.
A árvore do ipê é alta e no período da floração apresenta a peculiaridade de ficar totalmente desprovida de folhas. Isso acontece porque devido à baixa umidade, a flor concentra toda a energia na produção de sementes e flores.
PLANTE EM CASA
Para quem tem o interesse em plantar o ipê em casa, ou outras espécies de árvores, é possível retirar mudas de árvores gratuitamente no Viveiro Municipal. Cada pessoa tem o direito de até 10 unidades durante o período de um ano. Acima dessa quantidade, cada uma tem o custo de R$ 1. Para ter acesso, é preciso comparecer à sede da secretaria, localizada na Avenida Piauí, 2099, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, e fazer a solicitação.
Para isso, é preciso apresentar um documento pessoal e informar o local onde será destinado o plantio. Após o preenchimento do protocolo, a pessoa pode retirar as mudas no Viveiro Municipal, localizado na Rua Afonso Pena, 366 (atrás do campus da UEM), que atende de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, e aos sábados, das 9h às 12h.