Cobertura vacinal do HPV atinge 82,5%em Cianorte
Da Redação
No próximo dia 10 de março, a vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) pelo Sistema Único de Saúde (SUS) completará uma década de importante serviço de saúde. Uma década atrás, apenas meninas entre 11 e 13 anos tinham acesso à vacina. Hoje, essa proteção está disponível para meninas e meninos de 9 a 14 anos, além de outros grupos vulneráveis, como homens e mulheres transplantados, pacientes oncológicos em tratamento, pessoas vivendo com HIV/Aids e vítimas de violência sexual.
Em Cianorte, a cobertura vacinal da HPV atingiu a marca de 82,5%. Uma conquista notável, considerando os desafios enfrentados para atingir a meta preconizada pelo Ministério da Saúde, que é manter 80% dos adolescentes entre 9 e 14 anos com o esquema vacinal completo. Em 2023, a Secretaria Municipal de Saúde adotou estratégias eficazes, como o microplanejamento e a busca ativa, resultando em um alcance acima da meta estabelecida.
O câncer do colo do útero é a doença mais frequentemente relacionada ao HPV, e a disponibilidade gratuita da vacina quadrivalente contra o vírus pelo SUS desempenha um papel crucial na prevenção de lesões pré-cancerosas e verrugas genitais. Essa vacina, que protege contra os tipos 6, 11, 16 e 18 do vírus, oferece uma camada adicional de segurança para a população de Cianorte.
Além disso, a vacina também está disponível para pessoas com imunossupressão, incluindo aquelas que vivem com HIV, transplantadas e pacientes oncológicos de 9 a 45 anos. Recentemente, houve uma inclusão significativa: a vacinação contra o HPV foi estendida para vítimas de abuso sexual de 9 a 45 anos, reforçando o compromisso em proteger os grupos mais vulneráveis da população.