Conheça a economia circular presente nos brechós de Cianorte

Da Redação

Os brechós têm se tornado uma opção cada vez mais popular para quem busca preços acessíveis e consumo consciente. Em Cianorte, o segmento tem crescido significativamente nos últimos anos, impulsionado pela busca por opções mais sustentáveis e econômicas. Além disso, muitos brechós têm se especializado em produtos de marcas renomadas, o que atrai ainda mais clientes.

Segundo dados da Associação Brasileira do Vestuário (Abravest), o setor movimenta cerca de R$ 10 bilhões por ano no país. Em Cianorte, o número tem crescido a cada ano, acompanhando a tendência nacional. A cidade conta com lojas físicas e online. E se engana quem pensa que brechó é coisa de gente “velha”, o nicho tem atraído cada vez mais o público jovem, que aposta em consumo consciente e peças atemporais.

Os empreendimentos, em sua maioria liderados por mulheres, começam muitas vezes através de doações de parentes e amigos. Há três anos, Anne Aguilera começou um brechó em casa, e hoje trabalha para ser referência no público plus size. “Comecei com um bazar, desapegando das minhas roupas e consegui vender muito bem. Quando a pandemia começou eu voltei com o projeto e com doações da sogra e das amigas eu consegui um novo estoque. Hoje tenho o ‘Brechó lá em Casa’, e me dedico a encontrar e vender peças acessíveis e de qualidade para mulheres fora do padrão, esse nicho tem muita dificuldade em encontrar peças bonitas e atuais”, comentou.

Eliane Medeiro Rodrigues é proprietária do Garimpo Bazar Brechó, localizado na Rua Guararapes. Segundo ela, o segmento tem um papel social e cultural para a cidade. “O Brechó está na moda, e o que está em alta é mais absorvido. Hoje trabalhamos para formar uma rede e fortalecer umas as outras. Não existe competição, pois há público para todas nós”, comenta.

Eliane Medeiro Rodrigues é proprietária do Brechó Garimpo, localizado na Rua Guararapes. Foto: Bruna Batista

HOMENAGEM ÀS MULHERES

As mulheres representam uma fatia importante do mercado de consumo em todo o mundo, sendo responsáveis por grande parte das decisões de compra em diversas categorias de produtos e serviços, inclusive na moda. Além disso, muitas vezes são elas que gerenciam a economia dos lares, buscando alternativas para otimizar os recursos financeiros disponíveis. Nesse contexto, o consumo consciente tem ganhado destaque como uma forma de contribuir para a autonomia feminina e o desenvolvimento sustentável.

O Bazar Garimpo está completando cinco anos e resolveu homenagear as mulheres que ajudaram a construir essa história de sucesso. O “Brechó é seus afetos” é organizado por Eliane e Anne, que juntas montaram um espaço para mulheres empreendedoras de Cianorte mostrarem e venderem seu trabalho.

O evento contará com diversas atividades, como apresentações musicais, danças, esportes, arte e sorteios. A proprietária do Garimpo tem grandes expectativas em relação ao evento e espera que ele impacte positivamente não só a comunidade local, mas também o setor de moda em geral.

“Meu negócio não sobreviveria sem as mulheres, e são elas que decidem para onde o dinheiro será direcionado. Muitas vezes nos colocamos como rivais, mas esse não é o caminho. Juntas, somos mais fortes e podemos ir muito além”, destacou Eliane.

O evento acontecerá hoje, dia 06, a partir das 14 horas. Toda a programação pode ser conferida nas redes sociais da loja: @bazarogarimpo e @brecho_la_em_casa.

“Aqui há espaço para mulheres de vários segmentos que querem e precisam mostrar seu trabalho. Queremos novas edições e esperamos que o público goste do que será feito com muito carinho”, finalizou Anne.

Eliane e Anne promovem o evento Brechó e seus afetos, neste sábado, 06. Foto: Bruna Batista