Criança de nove anos é internada após ser picada por escorpião amarelo

Da Redação com Notí-cia

Uma criança de nove anos precisou ser internada na Santa Casa de Cianorte, após ser picada em um dos dedos da mão, por um escorpião do tipo Tityus serrulatus, conhecido popularmente como escorpião-amarelo, na noite de domingo, 20, na zona rural de Jussara.

Após perceberem o acidente, o menino foi encaminhado por familiares ao Hospital Municipal de Jussara onde foi medicado e estabilizado, após os procedimentos, uma equipe da Unidade de Saúde Avançada do Samu encaminhou a criança para o hospital de Cianorte.

De acordo com informações de familiares, essa seria a terceira vez que a criança é atacada por escorpião. Uma enfermeira que prestou os primeiros atendimentos explicou que os ataques anteriores podem ter contribuído para que este não tenha sido tão grave, já que o sistema imunológico do garoto criou anticorpos contra o veneno.

A tia do menino comentou que ele iria, na manhã desta segunda-feira, 21, para a capital do estado, Curitiba, onde seria submetido a um procedimento de cateterismo, porém a equipe médica cancelou o procedimento até a melhora do seu quadro de saúde.

Em 25 de agosto de 2017, uma criança de quatro anos, moradora de Jussara, foi picada por um escorpião-amarelo. Ela foi transferida para um hospital de Maringá onde não resistiu e morreu em menos de 24 horas.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) orientou a toda a população paranaense, que evitem o acúmulo de entulhos, o qual é uma das principais medidas para reduzir o surgimento desses animais, pois esses são locais que podem atrair insetos, como baratas, os quais são sua principal fonte de alimento.