Diretran leva educação de trânsito a 3.260 alunos da Rede Municipal de Ensino
Assessoria
Com o Projeto Patrulha Mirim, a Diretoria de Trânsito (Diretran) promove diversas ações educativas ao público infantil. As atividades tiveram início no Maio Amarelo, mês dedicado à conscientização e prevenção de acidentes no trânsito, e seguem durante todo o ano. No primeiro semestre, 12 escolas municipais aderiram à iniciativa, que encerrou o período com 3.260 alunos atendidos, da Educação Infantil até o 5º ano.
“O projeto trabalha de maneira lúdica, para promover a compreensão dos riscos de atos inseguros nas vias, bem como o conhecimento da sinalização e regras de trânsito. Além do conteúdo em sala de aula, as crianças e agentes também vão para as ruas, no entorno das escolas, em ações como o embarque e desembarque com segurança, orientações aos motoristas e reconhecimento de placas”, sintetiza o chefe da Diretran, Carlos Eduardo de Oliveira.
Na última terça-feira (05), a equipe esteve na Escola Municipal Gonçalo Moreno Gutierres. No 3º ano, os alunos realizaram uma prática em que, acompanhados dos agentes, conheceram a sinalização de trânsito próxima à escola. Já no 4º ano, os estudantes entregaram as atividades da última visita e debateram questões. Ao final, todos tiveram a oportunidade de ilustrar o tema, marcando a conclusão do primeiro semestre.
Para o agente de trânsito responsável pelo projeto, Wender Renan dos Santos, “o feedback das crianças é muito positivo, tanto na sala de aula quanto nas famílias e comunidades em que estão inseridas. Com certeza, estamos colaborando para a formação de cidadãos mais responsáveis e cordiais no trânsito. Isto nos motiva a trabalhar ainda mais”, afirma. Com o período de recesso, devido às férias escolares, os agentes planejam as ações para o segundo semestre.