Instituições de ensino em Cianorte contam com novas medidas de segurança
Da Redação
A segurança nas escolas é um assunto que preocupa constantemente os pais de Cianorte, principalmente após a ocorrência de diversos ataques e ameaças em todo o país. Para garantir a segurança dos alunos e funcionários das escolas, a Secretaria Municipal de Educação está implementando diversas medidas preventivas. As ações contam com a parceria da Polícia Militar, que iniciou uma operação com patrulhamento e prevenção de situações de risco com agentes em diversas unidades do município.
De acordo com a pasta, entre as medidas adotadas está a aquisição de botões de pânico, que enviam um sinal para a central de monitoramento da empresa de segurança contratada ao serem acionados, alertando sobre uma possível situação de perigo. Todas as escolas municipais e CMEIs são monitorados por uma empresa de segurança.
Além disso, as câmeras de monitoramento foram realocadas e novas instalações foram realizadas. Um vigilante foi designado para controlar o acesso aos portões e arredores das instituições, e o controle de circulação foi implementado para limitar o deslocamento dos alunos em determinados espaços. Os servidores das escolas monitoram constantemente os espaços institucionais e foi solicitada a presença da Polícia Militar nas instituições de ensino.
“As equipes de trabalho, que incluem diretores, pedagogos, professores e servidores, estão altamente atentas a qualquer movimentação suspeita. As diretoras e servidores que estão no acesso às instituições foram treinados pela Secretaria Municipal de Educação e Polícia Militar sobre como proceder em casos de ataques e repassaram essas informações aos demais servidores”, explicou a secretária municipal de Educação, Jakeline Placido Marcon.
Para garantir ainda mais segurança, é necessário um esforço conjunto entre as instituições de ensino e as famílias. A Secretaria recomenda a verificação das mochilas, o encaminhamento das crianças com uniforme para uma identificação rápida, a procura da equipe diretiva para informações e recados à criança/estudante/professores, evitando acesso direto às salas de aula, além de avisar à equipe diretiva quando alguém diferente for buscar a criança na instituição. A Secretaria também recomenda que as famílias conversem com as crianças sobre as informações falsas que circulam na internet e monitorem seus celulares, tablets e computadores.
“A segurança nas escolas é uma responsabilidade compartilhada entre as instituições de ensino e as famílias. A Secretaria Municipal de Educação de Cianorte conta com a compreensão e colaboração de todos para garantir a segurança dos alunos e funcionários nessas instituições”, comentou Jakeline.