Mulheres representam 24% do novo efetivo do Corpo de Bombeiros em Cianorte

Da Redação

O 8° Subgrupamento de Bombeiros Independente, com sede em Cianorte está preparando sua primeira turma de novos soldados. As aulas tiveram inicio em agosto e a formatura está prevista para maio de 2023. Dos 25 novos soldados, seis são mulheres, o que representa 24% do novo efetivo.

Ao todo, Cianorte conta com um efetivo de 27 profissionais, com a formatura, o efetivo deve atingir os 44 bombeiros, que atendem 12 municípios da região: Cianorte, Cidade Gaúcha, Guaporema, Indianópolis, Japurá, Jussara, Rondon, São Manoel do Paraná, São Tomé, Tapejara, Terra Boa e Tuneiras do Oeste. A previsão é de que seis mulheres preencham esse efetivo, tendo a primeira a ingressar na corporação, em 2005.

Na escola os alunos estudam em uma carga horaria de 10h por dia. Todos foram selecionados através de concurso e prova física. Hoje a escola conta com alunos de todas as regiões do país.

Durante o curso, os alunos vão aprender as matérias operacionais que incluem Socorros de Urgência, Combate a Incêndios, Salvamento em Altura, Salvamento Veicular, Busca Terrestre, Busca aquática, Salvamento Aquático. Além das atividades administrativas relacionadas ao setor de prevenção

“Por muitas vezes tivemos que parar o atendimento da ambulância por falta de efetivo, com os novos profissionais iremos conseguir garantir mais segurança e melhorar serviços de prevenção e fiscalização”, comentou o major Fernando Tratch.