Pais lotam papelarias de Cianorte em busca de material escolar
Da Redação
Em 2022, o preço dos materiais escolares teve aumento de 15% a 30%, segundo pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares. No Paraná, ainda não foram divulgadas projeções para esse ano, mas os pais já notaram a diferença na hora de comprar os itens exigidos pelas escolas.
Durante o primeiro mês do ano, as lojas de Cianorte recebem também moradores das cidades da região, que procuram mais opções com valores menores. Nesta época, a principal alternativa adotada pelos pais é a pesquisa de preços. E antes de sair às compras, outra estratégia que pode ser utilizada é analisar os materiais que não foram muito usados no ano passado.
Na loja Tend Tudo, localiza na Avenida Paraná, o movimento segue agitado. Luciana Silva Santos estava acompanhada do filho, que vai estudar no 2º ano do ensino fundamental. Segundo ela, antes de sair de casa eles já conversaram sobre a escolha dos materiais.
“Expliquei para ele que não da para levar tudo que ele quer. Entre os cadernos,os produtos mais caros. Essa compra não deve ficar com valor menor que R$ 200”, comentou Luciana.
Assim como nos anos anteriores, o Proncon de Cianorte deve fazer uma pesquisa de comparação de preços e divulgar para a população. De acordo com o órgão, a principal dica é a pesquisa e comparação de valores. Além de que os pais devem ficar atentos aos materiais exigidos na lista. Produtos de limpeza e uso coletivo não devem ser cobrados aos pais.