Prefeitura de Cianorte amplia fiscalização de trânsito com novos radares
Da Redação
Para intensificar a fiscalização no trânsito, a Prefeitura de Cianorte iniciou a instalação de mais sete radares de avanço de sinal em diferentes cruzamentos estratégicos da cidade. Essa medida visa reduzir as infrações e garantir a segurança de motoristas e pedestres.
Os novos radares de avanço de sinal serão implantados em cruzamentos importantes da cidade, com o objetivo de monitorar e coibir infrações de avanço de sinal vermelho e parada sobre a faixa de pedestres. Com a adição desses novos radares, o total de dispositivos de fiscalização eletrônica de avanço de sinal em Cianorte passará de 13 para 20.
Os radares utilizados pela Prefeitura possuem um sistema que permite a captura de imagens dos veículos até 10 segundos antes e depois do momento em que a infração é cometida. Essa característica pode ser crucial em casos de contestações ou pedidos de anulação de multas, contribuindo para um processo de fiscalização mais transparente e justo.
Embora ainda não haja uma data específica para o início do funcionamento dos novos radares, já que depende de uma série de fatores, desde a calibração do equipamento até a instalação e pintura da sinalização viária. a medida já está gerando discussões e expectativas entre os cidadãos, ressaltando a importância da obediência às normas de trânsito para garantir a segurança de todos.
Além de avanço de sinal, outros três radares de velocidade foram instalados na Rodovia Vereador José da Silva e duas lombadas eletrônicas na Avenida José da Silveira, em abril deste ano, tornando-se os primeiros dispositivos do tipo no Município. Ambos, ainda não estão em funcionamento.
INFRAÇÕES
Até julho de 2023, a Diretoria de Trânsito (Diretran) lavrou um total de 5.417 autos provenientes de fiscalização eletrônica. Uma média de 1,3 mil infrações por mês, todas relacionados a infrações de avanço de sinal vermelho do semáforo ou de parada sobre a faixa de pedestres. Esses números destacam a necessidade de medidas efetivas para coibir tais infrações, a fim de garantir a segurança de todos os usuários das vias.
De acordo com o Art. 208 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), avançar o sinal vermelho do semáforo ou o de parada obrigatória é uma infração gravíssima, uma vez que coloca vidas em risco no trânsito. A penalidade para essa infração é uma multa no valor de R$ 293,47 e a aplicação de sete pontos na carteira de habilitação do condutor.
Os novos cruzamentos contemplados são:
• Av. Edson de Lima Souto, cruzamento com a Av. São Paulo, sentido cidade
• Av. Furquim de Castro, cruzamento com a Av. Espírito Santo, sentido Makio Sato
• Av. Piauí, cruzamento com a Av. Mato Grosso, sentido centro→bairro
• Av. Souza Naves, cruzamento com a Av. Minas Gerais, sentido saída para Vidigal
• Av. América, cruzamento com a Av. Maranhão, sentido Rodoviária
• Av. Paraná, cruzamento com a Av. Furquim de Castro, sentido centro→bairro
• Av. Mato Grosso, cruzamento com a Av. Brasil, sentido centro→bairro