Sargento Bondezan e Euler Gonçalves são homenageados com nomes de ruas
Da Redação com Assessoria
Em sessão ordinária realizada na tarde de segunda-feira, 9, a Câmara de Cianorte aprovou por unanimidade o Projeto de Lei do Legislativo nº 072/2023, apresentado pelo vereador Wilson Peres Pedrão (Republicanos). Este projeto tinha como objetivo modificar a denominação de diversas vias públicas na cidade, homenageando dois cidadãos notáveis, Sargento Rodrigo Bondezan e o ex-vereador Euler Gonçalves.
O projeto propôs a alteração de trechos da Avenida Piauí, com a finalidade de evitar confusões na localização de imóveis. O trecho entre a Rua Amélia Menegueti e a Rua Juruá foi designado como Rua Tapajós, o trecho entre a Rua Tapajós e a Avenida Maranhão passou a se chamar Rua Sargento Rodrigo Bondezan, e o trecho entre a Avenida Maranhão e a Rua Tijuco agora atende pelo nome de Avenida Euler Gonçalves.
Familiares e amigos dos homenageados estiveram presentes na sessão para acompanhar a votação do projeto, que foi aprovado por unanimidade.
O sargento Rodrigo Bondezan foi reconhecido por seus notáveis serviços na Polícia Ambiental de Cianorte, onde atuou por oito anos. Ele se destacou como o policial que mais realizou autuações e prisões nos anos de 2020 e 2021 em todo o efetivo do Batalhão de Polícia Ambiental do Estado do Paraná. Além disso, ele prestou serviços exemplares à Polícia Militar e à população de Cianorte durante cerca de seis anos na função de P-2, na 3ª Cia. do 11º Batalhão.
Bondezan faleceu em 26 de junho de 2022, em decorrência de um acidente automobilístico. O trecho da Avenida que agora leva seu nome abriga a sede do 4º Batalhão da Polícia Ambiental.
Já Euler Gonçalves, natural de Capitólio (MG), atuou ativamente na política local e ocupou o cargo de vereador em várias legislaturas da Câmara Municipal de Cianorte, sendo suplente efetivado na primeira delas e, posteriormente, presidente da Câmara nos biênios 1975-1976 e 1977-1978. O Sr. Euler faleceu aos 79 anos, após um ano de tratamento contra o câncer.
Além dessas mudanças nas denominações das ruas, a sessão também aprovou outras proposições em segundo turno de votação. Dentre elas, o Projeto de Lei Complementar do Legislativo nº 017/2023, que inclui um parágrafo único ao inciso IV do artigo 26 da Lei Complementar Municipal nº 177, referente à tolerância de 25cm nos lotes existentes antes da vigência do novo Plano Diretor Municipal. Outro projeto aprovado foi o Projeto de Lei Complementar do Legislativo nº 008/2023, que altera a classificação de Zoneamento de Uso e Ocupação do Solo, de ZRE-3 para ZCS-4, para determinados lotes na Zona 07.
Em primeiro turno de votação, foram aprovados projetos como o Projeto de Lei Complementar do Executivo nº 032/2023, que reduz a altura do muro ou grade metálica na testada de 1,50 m para 0,80 m; e o Substitutivo nº 012/2023 ao Projeto de Lei do Legislativo nº 068/2023, que trata da responsabilidade do agressor pelo ressarcimento dos danos relacionados ao cometimento de maus-tratos a animais.
Por fim, foi aprovado o Projeto de Lei Complementar do Legislativo nº 011/2023, apresentado pelos vereadores Tuika e Edvaldo ‘Estância Luana’, que autoriza o Poder Executivo a aprovar desdobros de lotes e regularizações de edificações existentes, com critérios específicos, visando aprimorar o desenvolvimento urbano de Cianorte.
A sessão também marcou a aprovação em segundo turno do Projeto de Lei do Legislativo nº 081/2023, proposto pelo vereador Tuika, que institui a “Hora do Silêncio” em parques de eventos e de diversão com música na cidade de Cianorte, destinada a beneficiar as pessoas com diagnóstico de transtorno do espectro autista (TEA). Essa iniciativa visa proporcionar um ambiente mais inclusivo e acessível a todos os cidadãos. A “Hora do Silêncio” reservará pelo menos duas horas de funcionamento desses parques com equipamentos de som desligados, em blocos de no mínimo 30 minutos cada.