Black Friday movimenta lojas de Cianorte
Da Redação
O movimento de clientes foi intenso no comércio de Cianorte durante o dia de Black Friday. Desde as primeiras horas da manhã de sexta-feira 26, os consumidores formaram filas em algumas lojas. Um dos locais mais procurados pelos consumidores é a Magazine Luiza e a Loja Americanas.
O horário de atendimento foi estendido até às 21 horas, uma ferramenta para atrair mais clientes. Comerciantes apostaram em grandes promoções. Algumas vitrines prometiam descontos de até 80%.
Uma pesquisa da rede social de compras que mapeia e classifica as melhores promoções em lojas, Pelando, mostrou que mais de 87% dos consumidores já pretendendiam fazer compras nessa data. A média ficou entre R$ 1 mil e R$ 2 mil.
PÓS-COMPRAS
Muitos clientes enfrentam problemas após o dia de compra. O Procon orienta que as trocas de produtos não duráveis tem o prazo de 30 dias. Já para os produtos não perecíveis, o prazo é de 90 dias. A partir da data da reclamação, o fornecedor tem até 30 dias para solucionar o problema e se isto não ocorrer, o consumidor tem o direito de recebimento dos valores pagos ou a substituição por um produto em perfeita condição.
“Um ponto importante, é o fato de que muitas empresas se acomodaram e em caso de defeitos, pedem para o cliente enviar o produto para a assistência técnica, obrigação que é do fornecedor. São eles que sabem a maneira correta de embalar e enviar o produto, além de ter o contato direto com o fabricante”, orienta o chefe do Procon Cianorte, William Batista.
Em casos de arrependimentos, o consumidor tem o direito, durante sete dias, de se arrepender apenas de contratações fora do estabelecimento comercial, através de internet, telefone e correlatos. O prazo começa a contar a partir do dia do recebimento do produto.
COMPRAS ONLINE
Compras online é líder de reclamações dos consumidores. A expectativa é de que ela seja a maior de todas em quesito compras online, mesmo após o dia 26 de novembro. As falsas ofertas são ferramentas para hackers terem acesso a dados pessoais e bancários. O período de Black Friday é uma grande oportunidade para fazer mais vitimas.
Segundo o Procon, os golpes mais comuns são os de phishing, ou seja, de envio de links maliciosos em que paginas falsas se passam por sites de venda on-line com valores de produtos muito abaixo do mercado.