Como um empréstimo pode ajudar na compra de um terreno?
A contratação de um empréstimo para a compra de um terreno pode trazer muitas vantagens. Afinal, ter um montante tão alto em mãos pode garantir rapidez e praticidade em sua aquisição.
Um empréstimo de 50 mil, por exemplo, é bastante procurado pelo consumidor para a reforma de pequenos espaços.
Mas antes de tudo é preciso saber mais sobre suas modalidades, como contratá-lo e quais são seus juros para não sair no prejuízo. No texto de hoje, você conhece quais são as vantagens e desvantagens do empréstimo para compra de terreno. Acompanhe!
Quais as vantagens?
Se você está se perguntando se um empréstimo para compra de terreno é interessante, a resposta que podemos lhe dar, neste momento, é: depende.
Existem diversos fatores que devem ser pesados antes de contratar um empréstimo. E, por muitas vezes, estes sequer passam na cabeça daqueles que estão prestes a tomar a decisão.
Antes de mais nada, é preciso avaliar o seu próprio perfil, entender se você realmente pode dar conta do seu dinheiro e honrar seus pagamentos. Créditos não podem comprometer mais de ¼ da sua renda e será preciso avaliar se a parcela pode ser paga.
Para isso, levante todas as suas dívidas mensais até o último centavo e deduza ela de seu pagamento. Antes de procurar o empreendimento, tente se acostumar à rotina de viver com o valor imaginário da parcela sendo deduzido mensalmente, para não sentir tanto o impacto quando a mesma estiver presente efetivamente.
Invista esse dinheiro, visto que, no futuro, o mesmo poderá vir a ser interessante até mesmo para conseguir a sua própria independência financeira. Cada real a mais é um passo mais próximo desse objetivo.
Com tudo isso feito, vamos, agora, as vantagens e desvantagens de um empréstimo para comprar terreno, ao começar por:
Valor total
A principal vantagem desta ação está, justamente, na aquisição do valor total para a compra do próprio. Ainda que o pagamento deste seja feito posteriormente, já é possível colocar seus planos em ação em relação ao terreno.
Caso o mesmo venha a ser uma propriedade para moradia, o benefício que será ganho é a qualidade de vida. Acaba por ser um investimento em você e em sua família, lhes dando um lugar como imaginaram.
Agora, se este for usado para fins comerciais, então o empréstimo pode ser tratado como investimento rentável, visto que a propriedade possui fins rentáveis, trazendo uma maior estabilidade financeira para a sua vida.
Logo, o valor acaba sendo interessante para ambos os casos, onde, de uma maneira ou outra, o dono irá usufruir do mesmo do melhor jeito que o convir.
Realização do sonho
O empréstimo para comprar terreno ainda permite a realização do sonho das pessoas, onde as mesmas conseguiram, efetivamente, conquistar o próprio espaço, algo que é muito difícil de se fazer.
Economizar por anos, principalmente em nosso país, onde somos constantemente agredidos por taxas e juros, é uma tarefa árdua, para poucos. Principalmente quando colocamos no papel que, durante este tempo, diversas adversidades podem vir a ocorrer.
Já as principais desvantagens são:
Comprometimento
A parcela de pagamento do empréstimo para comprar terreno é um comprometimento econômico mensal que pode atrapalhar em diversas situações onde o dinheiro poderia ser melhor direcionado.
Ainda que a etapa de espera não seja para todas as pessoas, é preciso levar em conta o tempo que o contrato irá durar. Levam-se anos para se evitar este tipo de dívida, ainda que a mesma tenha um fim muito nobre.
Falta de independência
Isso em nada está ligado a vida pessoal, mas sim, a vida financeira. Quando nos comprometemos com um empréstimo que tem seu objetivo criar ou comprar uma moradia, não estamos trabalhando a parte econômica de nossas vidas.
Quando avaliamos o conjunto como um todo, e imaginamos que o dinheiro aplicado na casa ou apartamento poderia ser direcionado para um investimento, o que nos geraria uma estabilidade em nossas vidas, podemos perceber quais são as oportunidades que estamos perdendo.