Procon presta orientações sobre mutirão de renegociação
Ao longo de novembro, a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) e bancos associados, em parceria com o Banco Central, a Secretaria Nacional do Consumidor (SENACON) e a Secretaria de Justiça e Cidadania do Paraná, por meio do Procon, promovem a segunda edição de um dos maiores eventos de renegociação de dívidas e orientação financeira do país. A iniciativa oferecerá condições especiais de renegociar débitos exclusivamente pela internet, bem como o acesso gratuito à plataforma meubolsoemdia.com.br, que oferece conteúdos sobre educação financeira.
As dívidas que podem ser negociadas são aquelas no cartão de crédito, cheque especial, empréstimo pessoal, crédito consignado e demais modalidades de crédito contratadas em bancos e financeiras, que estejam em atraso. Aquelas que têm bens dados em garantia (veículos, motocicletas e imóveis, por exemplo), prescritas e contratos que estejam com as parcelas em dia não poderão ser negociadas.
Para participar do mutirão, é necessário fazer o registro na plataforma www.consumidor.gov.br. Após entrar com login e senha, é preciso fazer um relato, informando que deseja participar do mutirão e o quanto pode pagar por mês na sua negociação. Ao final do registro, o banco ou a financeira tem o prazo de 10 dias para apresentar uma proposta ou resposta. Terminado esse prazo, o consumidor tem 20 dias para avaliar o retorno dado.
“Uma dica do Procon de Cianorte é que primeiro procure o seu banco ou financeira, através dos canais 0800 das instituições, e informe seu desejo de negociar pelo mutirão da FEBRABAN. Informe a dívida que deseja quitar e pergunte quais são as condições oferecidas, como descontos e prazo. Se você concordar ali mesmo, pelo canal, peça para enviar o acordo de negociação para assinatura”, orientou o diretor, William Martnez Batista.
Alguns bancos e financeiras criaram canais específicos para este mutirão. A lista foi disponibilizada na plataforma do Procon do Paraná e são os seguintes: Banco do Brasil; Banco BMG; Banco BV; Banco Daycoval; Banco Fibra; Banco Inter; Banco Mercantil; Banco Noroeste; Banco Original e Picpay; Banco Pan; Banco Semear; Banco Volkswagen; Banpará; Banrisul; Bradesco; Caixa Econômica Federal; Cetelem; C6Bank; Digimais; Inbursa; Banco Itaú; NBCBank; Paraná Banco; Banco Sara; Banco Santander; Santander Financiamentos; Senff; Sicredi; Tribanco.
Em caso de dúvidas, O Procon Cianorte está a disposição para esclarecimentos. O atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, na Avenida Furquim de Castro, 503, Salas 01/02. Telefones (44) 3631-3044 / 3637-2840 / 3629-3022.