Ganhando o Mundo seleciona 25 alunos do NRE de Cianorte
O Núcleo Regional de Educação (NRE) de Cianorte tem 25 alunos selecionados para a edição de 2025 do programa Ganhando o Mundo. Entre eles, 22 foram chamados pelo processo geral, e uma estudante foi aprovada por um edital específico voltado ao agronegócio, com destino aos Estados Unidos. Além disso, outra aluna foi convocada na última sexta-feira, porém, ainda não concluiu a entrega dos documentos necessários. Até o momento, o número oficial de alunos selecionados é de 23.
A edição de 2025 promete ser a maior da história do programa, enviando 1,2 mil estudantes da rede pública para cinco países: Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Reino Unido e Irlanda. No caso dos alunos do NRE de Cianorte, eles se dividirão entre os seguintes destinos: Irlanda (7); Canadá (7); Nova Zelândia (4); Reino Unido (2) e Austrália (2).
Entre os selecionados, seis são de Cianorte, enquanto os demais vêm de cidades vizinhas: Cidade Gaúcha, São Tomé, Tapejara, Terra Boa, Guaporema, Japurá, Jussara, Rondon, São Manoel do Paraná e Indianópolis. Todos terão a chance de estudar um semestre letivo no exterior com todas as despesas pagas pela Secretaria de Educação.
O Ganhando o Mundo é o maior programa de intercâmbio estudantil do Brasil e visa oferecer aos alunos a oportunidade de aprender uma nova língua e cultura. De acordo com o governo estadual, os intercambistas têm um papel fundamental ao retornar, compartilhando suas experiências com os colegas nas escolas de origem, multiplicando o conhecimento adquirido.
Expansão e impacto
Para esta edição, aproximadamente 8 mil alunos se inscreveram, vindos de mais de mil escolas em todo o Paraná. Foram selecionados os estudantes com melhor desempenho acadêmico, frequência escolar, habilidades em inglês e envolvimento em atividades extracurriculares.
Criado em 2019, o programa já proporcionou intercâmbio para mais de 1.200 estudantes. A viagem está programada para o início de 2025, sendo a primeira experiência internacional para a maioria dos jovens.