Prefeitura inaugura obras da escola municipal Lucia Moro
O ano letivo de 2025 começou diferente para os estudantes da Escola Municipal Lucia Moro (Residencial Araucária). Isso, porque, na manhã de quarta-feira, 05, autoridades, famílias e equipe da instituição de ensino reuniram-se para inaugurar as obras de ampliação e reforma. O investimento é de mais de R$ 6,6 milhões, de recursos próprios do Município, responsáveis por dobrar a capacidade de atendimento, passando de 380 crianças para quase 800, do Infantil IV ao 5º ano (4 a 10 anos).
“As obras representam uma grande conquista para a comunidade da região, que cresceu significativamente nos últimos anos. Esta é uma realização pela qual lutamos muito e temos imensa satisfação e carinho”, afirmou o prefeito, Marco Franzato, desejando a todos um ótimo ano letivo.“Temos aqui ar-condicionado em todas as salas de aula, quadros modernos e projetores, além de acessibilidade e instalações com dimensões adequadas à faixa etária.
Estamos certos que essas melhorias refletirão positivamente na qualidade do ensino ofertado”, comemorou a secretária municipal de Educação, Jakeline Plácido Marcon, juntamente da diretora, Valéria Marangon Reis. O momento contou, ainda, com uma benção especial, ministrada pelo vigário da Paróquia Divina Misericórdia, Pe. Lucas Monerato Marega.
A instituição de ensino, que até então possuía 1.212,63 m² de área, ganhou mais 1.846,6 m² e ainda a reforma de 223,97m². O projeto de ampliação contemplou passarelas cobertas; refeitório de 624,65 m²; mais sete salas no Bloco C e duas salas com dois banheiros no Bloco B; a criação do Bloco A, com sala dos professores, três salas de apoio pedagógico, biblioteca e uma sala de áudio e vídeo; espaço para horta; recreação com playground na areia; uma área coberta; e um estacionamento com 27 vagas. Além de setor de serviços, com uma ampla cozinha planejada, dois depósitos de secos e molhados, pré-lavagem de alimentos, local guarda de utensílios, copa, DML, vestiário e central de GLP.
Já a reforma incluiu o Bloco Administrativo, com a integração da secretaria com a sala de arquivos, criação de um vestiário para os funcionários e a remodelagem do layout; reforma dos banheiros, com a redistribuição de boxes para ganho de mais unidades, sendo uma PNE; e remoção da cozinha. Pensando na sustentabilidade, foi implantada a captação de águas da chuva das calhas em cisternas, destinadas à lavagem dos pátios e pisos e à irrigação da horta e dos jardins.