Assembleia Legislativa do Paraná celebra Dia do Biomédico
A Assembleia Legislativa do Paraná celebrou nesta segunda-feira (25) o Dia do Biomédico durante sessão solene realizada no Plenário Deputado Waldemar Daros. Proposta pelo deputado estadual e presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia, Tiago Amaral (PSD), o objetivo é reconhecer a relevância da Biomedicina para a saúde e ciência no Estado. Durante o evento, biomédicos que se destacam em suas áreas de atuação foram homenageados com diplomas de Menção Honrosa. Representando diferentes regiões, foram homenageados especialistas em análises clínicas, hematologia, imunologia e criminalística, além de líderes em gestão laboratorial, pesquisa e ensino. O Dia Nacional do Biomédico é comemorado em 20 de novembro.
O deputado Tiago Amaral explicou que esta é uma oportunidade de valorizar profissionais que garantem diagnósticos precisos, promovendo a melhoria da saúde no Paraná. Segundo ele, a Biomedicina é uma ciência indispensável para a sociedade. O parlamentar frisou ainda que o evento reforça o compromisso da Assembleia em reconhecer o impacto de profissionais renomados em diferentes áreas e sua contribuição para o bem-estar da sociedade paranaense.
“Muitas vezes o biomédico está atuando em uma posição de bastidores, por isso não há a compreensão exata da população das diversas funções e sua importância para a sociedade. Sempre faço questão de citar o impacto da profissão, principalmente no caso da perícia criminal. Temos uma quantidade muito grande de peritos na Polícia Científica que são biomédicos, então eles realmente fazem a diferença em diversas áreas de atendimento. Gosto de valorizar aquelas profissões que são fundamentais para a população”, ressaltou.
A Assembleia tem papel fundamental na carreira do biomédico. No ano passado, os deputados estaduais paranaenses aprovaram o projeto de lei 462/2022, que acrescenta a função de biomédico ao cargo de promotor de saúde profissional no quadro próprio dos servidores da Secretaria de Estado da Saúde (GPSS), instituído pela Lei n°18.136/2014. De acordo com o governo, autor da proposta, a inclusão tem o objetivo de garantir mais eficiência e qualificação aos serviços públicos prestados à população.
Reconhecimento
O Presidente do Conselho Regional de Biomedicina da 1ª Região e Diretor Tesoureiro do Conselho Federal de Biomedicina, Dácio Eduardo Leandro Campos, destacou a importância da homenagem para a categoria. “Somos uma profissão nova da área da saúde. Tivemos muita dificuldade para iniciar nossos trabalhos como profissional em vários estados, inclusive aqui. Não havia biomédico em nenhum dos três estados do Sul e hoje vemos a Biomedicina como uma profissão consagrada, sendo respeitada e homenageada pela Assembleia. Eu gostaria, em nome do Conselho Federal de Biomedicina, de cumprimentar os deputados que aprovaram esta homenagem, especialmente o deputado Tiago Amaral. Já temos mais de sete mil filiados e a tendência de crescimento é muito grande”, explicou.
O diretor-geral da Polícia Científica do Paraná, Luiz Rodrigo Grochocki, afirmou que os biomédicos são profissionais essenciais para ciências forenses. “Ele está em quase todas as vagas da carreira da Polícia Cientifica, mostrando sua importância dentro da corporação”, afirmou.
O presidente do Conselho Regional de Biomedicina da 6ª Região, Thiago Yuiti Castilho Massuda, reforçou a importância do reconhecimento da Assembleia Legislativa para a classe. “A biomedicina é uma profissão nova entre as profissões da área da saúde. No ano passado, tivemos o maior reconhecimento, que foi a aprovação da inclusão do cargo de biomédico no quadro de servidores da saúde. Esta inclusão teve a participação fundamental da Assembleia Legislativa, que aprovou o projeto por unanimidade. Então o Poder Legislativo reconheceu a importância do profissional biomédico para o serviço de saúde do Estado”, disse.
A deputada Márcia Huçulak (PSD) também participou da solenidade e afirmou que esta é uma justa homenagem aos profissionais da área. “Estamos abertos a todas as demandas que contribuam para cuidado da vida e das pessoas”, completou.
Estiveram presentes na solenidade Daiane Pereira Camacho, vice-presidente do Conselho Regional de Biomedicina da 6ª Região; Helena Kaminami, biomédica e pesquisadora da Universidade Estadual de Londrina; Pedro Alexandre Wozniack, vice-presidente do Conselho Regional do Paraná de Biomedicina Júnior; Jannaina Ferreira de Melo Vasco, primeira-secretária do Conselho Regional de Biomedicina da 6ª Região; Franciele Bona Verzeletti; coordenadora do curso de Biomedicina das Faculdades Pequeno Príncipe; e Leomar Zeferino de Almeida; presidente do Sindicato dos Biomédicos do Paraná (Sinbiepar).
Profissional
De acordo com o Conselho Federal de Biomedicina, o biomédico é o profissional responsável por realizar exames que possibilitem o diagnóstico por imagem, elucidar crimes por meio de análises de tecidos na Polícia Federal ou Civil, realizar exames de biologia molecular, pesquisar e desenvolver produtos obtidos por biotecnologias, fazer manipulação de microrganismos para que possam ser industrializados como medicamento e executar exames clínicos em laboratórios e hospitais para ajudar a identificação de agentes causadores de patologias humanas, entre outras funções.