Conheça os candidatos e o cenário eleitoral de Cianorte
O clima político em Cianorte já está aquecido com o encerramento do prazo para o registro de candidaturas na última quinta-feira, 15. Com o início oficial da campanha eleitoral na sexta-feira, 16, a cidade entra em contagem regressiva para o primeiro turno das eleições, marcado para o dia 6 de outubro.
A corrida pela prefeitura contará com dois candidatos. Marco Franzato (PSD), atual prefeito da cidade, busca a reeleição. Natural de Catanduva, Marco tem 65 anos e é um empresário de destaque no setor de moda no Brasil. Ele foi pré-candidato à prefeitura em 2016, antes de ser eleito em 2020. Franzato concorre ao lado de Fão Manfrinato (MDB), que é o candidato a vice-prefeito na chapa.
O PSD conta com uma ampla coligação, formada pelos partidos MDB, UNIÃO, REPUBLICANOS, PODE, PDT, AGIR, DC e PMB.
O segundo candidato é Rodrigo Guimarães (PL), cianortense e filho do ex-prefeito Edno Guimarães, que faleceu em 2014. Rodrigo é atualmente diretor executivo da Avenorte Avícola Cianorte Ltda, empresa do Grupo Avenorte / Guibon Foods. Ele se apresenta como uma alternativa ao governo atual, e tem como candidata a vice-prefeita Márcia Pereira (PL).
A coligação de Rodrigo inclui os partidos PP, PRD, PRTB, NOVO, MOBILIZA, PSB, AVANTE, SOLIDARIEDADE e a Federação PSDB/CIDADANIA.
Legislativo
Além da eleição para prefeito, Cianorte verá uma disputa acirrada pelas 11 cadeiras disponíveis na Câmara Municipal. Ao todo, 214 candidatos estão na corrida, incluindo 61 mulheres, que representam 28,5% do total de concorrentes. Dos atuais vereadores, 8 buscam a reeleição, enquanto outros, como Neusa Cazassa, decidiram não concorrer. A vereadora Márcia, que atualmente ocupa uma das cadeiras, está na disputa para o cargo de vice-prefeita na chapa de Rodrigo Guimarães.
Um nome que chama atenção na lista de candidatos é o do vereador Dadá, que, apesar de ter tido seu mandato cassado, também está concorrendo a uma cadeira no legislativo.
Cianorte e Amenorte
O Cadastro Eleitoral de 2024 revela que 58.775 eleitores cianortenses estão aptos a votar, um aumento de 1,7% em relação às eleições de 2022, quando 906 novos eleitores se registraram. Este crescimento reflete a maior participação da população no processo democrático.
Em toda a região da Amenorte, que inclui Cianorte, 267.252 pessoas estão registradas para votar em outubro. A região também viu um aumento significativo no número de eleitores, com um crescimento de 12%, passando de 119.020 para 133.543 eleitores aptos.
Com a campanha eleitoral já em andamento, os próximos dias serão cruciais para que os candidatos apresentem suas propostas e conquistarem o apoio dos eleitores. A população de Cianorte e da região da Amenorte agora se prepara para escolher seus próximos representantes em um cenário político que promete ser intenso e decisivo.