Instituto Tacurando tem aprovação como utilidade pública em Cianorte

Assessoria 

A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Cianorte desta segunda-feira, 27, foi a primeira no novo horário, a partir das 17h30, com a presidência do vereador Wilson Pedrão (Republicanos), teve duração de quase 3 horas. Devido a problemas de saúde, o vereador Nenão da Júpiter (Solidariedade) não esteve presente. Durante a sessão dois projetos de lei da vereadora Professora Neuza Casassa (Podemos) foram aprovados em segundo turno.

Com a votação do Projeto de Lei nº 099/2022, de autoria da vereadora Neuza Casassa, de declara de Utilidade Pública a entidade que especifica: Tacurando Associação de Práticas de Valores Humanos, representantes da entidade estiveram presentes no plenário acompanhando a sessão. O presidente do Instituto Tacurando, Paulo Roberto João Pedro, agradeceu à vereadora Neuza e aos demais vereadores pela acolhida ao projeto.

O Projeto de Lei nº 100/2022, também de autoria da vereadora Professora Neuza, que inclui no calendário oficial de datas e eventos do Município de Cianorte a festa de Nossa Senhora das Graças, pertencente à Paróquia Nossa Senhora das Graças, realizada anualmente no dia 27 de novembro, foi aprovado com voto contrário do vereador Pastor Dejair (MDB).

Em primeiro turno de votação foram aprovados dois projetos de lei do Legislativo, com votação unânime: Projeto de Lei do Legislativo nº 004/2023, de autoria do vereador Thiago Fontes (União Brasil), que garante o direito de prioridade de matrícula de irmãos na mesma unidade escolar da rede municipal de Educação do Município de Cianorte; e, o Projeto de Lei do Legislativo nº 019/2022-A, de autoria dos vereadores Thiago Fontes e Pastor Dejair, que dispõe sobre a obrigatoriedade da publicação de informações sobre a arrecadação e a aplicação de recursos decorrentes da aplicação de multas de trânsito no Portal da Transparência do Município de Cianorte.

Por fim, foram aprovados por unanimidade, dois projetos do executivo: Projeto de Lei Complementar nº 074/2022, de autoria do prefeito Marco Franzato (PSD), que autoriza o Poder Executivo efetuar a concessão de direito real de uso de imóvel público, a título gratuito, à Associação dos Municípios do Médio Noroeste do Paraná – AMENORTE; Projeto de Lei nº 082/2022, de autoria do vice-prefeito João Alexandre Teixeira (União Brasi), que concede denominação à pista de caminhada que margeia a Rodovia Vereador José da Silva, no Município de Cianorte,  com o nome de Pista de caminhada Luiz Bonilha.