Reeleito, Ratinho Junior recebeu 78,77% dos votos cianortenses

Da Redação

A apuração de 100% das urnas no Paraná indica que o governador Carlos Massa Ratinho Junior, agora reeleito, saiu vitorioso em 378 dos 399 municípios, ele foi o escolhido de 4.243.292 de eleitores paranaenses. Em Cianorte, o governador venceu com 78,77% e 32.452 votos. Todos os municípios da Associação dos Municípios do Médio Noroeste do Estado do Paraná (Amenorte) aprovaram o Governo e reelegeram Ratinho por mais quatro anos.

A sua coligação, formada por 11 partidos, lhe garantiu o maior tempo de propaganda eleitoral no rádio e TV. Além disso, o governador terá ampla maioria em sua base de apoio na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e no Congresso Nacional.

Com um índice geral de 69,64% dos votos válidos, Ratinho Junior foi o governador eleito com o maior volume de votos da história do Paraná com uma vantagem de quase 1 milhão de votos. Até então, o maior índice era do ex-governador Beto Richa, com 3,3 milhões de votos em 2014, enquanto o atual governador obteve mais de 4,2 milhões nestas eleições.

Ratinho Junior foi ainda o governador eleito com o segundo melhor índice do país em votos válidos, ficando atrás do governador Helder Barbalho, do Pará, por menos de um ponto percentual. Em entrevista coletiva concedida no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o governador destacou o desejo dos eleitores em manter uma gestão de mudanças e união política.

“Quero cumprimentar todos os paranaenses que acreditam nesse projeto de mudança que apresentamos há quatro anos. Estamos trabalhando em um cenário de união política e de paz. O projeto da construção prevaleceu nessa eleição”, ressaltou o governador reeleito.

O resultado pode ser explicado pela realização de obras emblemáticas na região, como a revitalização da Orla de Matinhos e o projeto da Ponte de Guaratuba. Os portos de Paranaguá e Antonina também receberam fortes investimentos ao longo da última gestão, o que fez baterem recordes consecutivos de movimentação de cargas. A gestão portuária também foi considerada a melhor do Brasil por três anos seguidos.

“Eu e o Darci Piana nos comprometemos a nos dedicar ao máximo para fazer do Paraná o melhor estado para se viver”, apontou. “Também agradeço ao vice-governador reeleito por ceder sua grande experiência de vida e profissional ao sonho desse paranaense pé vermelho”. O governador agradeceu, ainda, o apoio dos prefeitos, que caminharam junto com o Estado em prol do povo paranaense na última gestão. “Gestores que nos ajudaram no pior momento da história do Paraná, com a pandemia de Covid-19, a crise hídrica e uma guerra civil que afetou a economia do mundo”, disse.

CONTINUIDADE

Ratinho Junior ressaltou que o Estado vai dar seguimento nos grandes projetos. Na educação, ele falou sobre o salto de qualidade da educação pública da rede estadual, que garantiu o topo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021 no ensino médio. Na avaliação, o Paraná aparecia em 7º lugar em 2017, subiu para 3º dois anos depois e agora está em primeiro lugar. “Temos hoje a melhor educação pública do País. Vamos trabalhar para nos tornarmos a melhor educação da América Latina”, cravou Ratinho Junior.

BIOGRAFIA

Nascido em Jandaia do Sul, no Vale do Ivaí, em 19 de abril de 1981, o governador se mudou para a região de Curitiba quando tinha três anos de idade, com o pai, o apresentador Ratinho, e a mãe, Solange Martinez Massa, que migraram para tentar uma vida melhor na região.

Aos 13 anos, começou a frequentar a Rádio Eldorado, em São José dos Pinhais, ajudando na sonoplastia, e em pouco tempo tornou-se comunicador, o que serviu como um impulso para sua entrada na política, já que teve contato direto com demandas da sociedade. Aos 22 anos, em 2003, casou-se com Luciana Saito Massa. Tem três filhos: Alana, Yasmim e Carlos.

Ratinho Junior é formado em Marketing e Propaganda pela Faculdade Internacional de Curitiba e pós-graduado em Direito de Estado na Pontifícia Universidade Católica de Brasília.