Vereadores de Cianorte retornam às atividades
Da Redação com Assessoria
A Câmara de Cianorte retomou, na noite de segunda-feira, 7, suas atividades após recesso do Poder Legislativo durante o mês de julho. A pauta da primeira sessão ordinária de agosto foi marcada por um conjunto de cinco projetos de lei em primeiro turno e duas emendas, apreciadas em turno único.
Um dos destaques da sessão foi a aprovação unânime em primeiro turno de dois projetos de autoria dos vereadores. O Projeto de Lei do Legislativo nº 057/2023, apresentado pelo presidente Wilson Pedrão, ganhou luz verde. Este projeto acrescenta ao calendário oficial de datas e eventos do Município de Cianorte o evento anual “Rock na Feira”, promovido pelo Grupo de Amigos “Coletivo Cultural Companhia de Rock Norte do Paraná”.
Outro projeto de destaque foi o Substitutivo nº 008/2023 ao Projeto de Lei do Legislativo nº 042/2023, de autoria do vereador Rodrigo Rezende (PSD). Esse projeto busca regular o acesso aos serviços e a distribuição de medicamentos nas Farmácias da Rede Pública de Saúde Municipal, além de introduzir outras medidas relevantes. O projeto também trouxe consigo a Emenda Substitutiva nº 034/2023, a qual recebeu um pedido de vistas do autor do projeto e foi unanimemente aprovada. O período de vistas para a emenda é de duas semanas.
Além dos projetos de autoria dos vereadores, também foram votadas e aprovadas por unanimidade diversas propostas do Executivo. O Projeto de Lei nº 035/2023, que contempla a desafetação de uma área da Zona nº 01, e autoriza a doação de imóveis ao Estado do Paraná para a manutenção do Colégio Estadual Igléa Grollmann, foi aprovado. O Projeto de Lei Complementar nº 027/2023, que permite a concessão de uso de um imóvel público à Associação Ensina-me a Viver, e o Projeto de Lei nº 030/2023, que trata da preservação do Patrimônio Cultural e Natural de Cianorte e institui o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, também receberam apoio unânime.
No final da sessão, foi entregue o certificado de voto de aplausos ao Rafael José Sartori. Ele foi homenageado por sua ação heroica ao arriscar sua própria vida para salvar o Pedro Dias, de 81 anos de idade, durante um ataque de enxame de abelhas. O ato heroico foi reconhecido através do Requerimento nº 310/2023, de autoria do vereador Rodrigo Rezende, e contou com a assinatura de todos os vereadores.