Zeca Dirceu pede devolução de recursos desviados das contas de municípios

Da Redação

O deputado federal Zeca Dirceu (PT) encaminhou no dia 9 de agosto, ofício ao superintendente de Relações Institucionais da Caixa Econômica Federal, Marcelo Brettas, pedido de investigação e devolução dos recursos desviados de contas de prefeituras do Paraná. “Alguns municípios foram vítimas de golpes cibernéticos, consistindo em estelionatos na modalidade de fraude eletrônica, e, portanto, desviando milhões de reais”, disse

Diante da fraude e atendendo à demanda das prefeituras de Cruzeiro do Oeste, Doutor Camargo, Roncador, Mandaguaçu, São Manoel do Paraná e Paranapoema, solicitou “a adoção de medidas favoráveis ao retorno dos valores aos municípios, para realização de depósito judicial ou administrativo” dos valores transferidos irregularmente das contas.

“Os municípios foram lesados, com graves consequências como o atraso de pagamentos de despesas diversas, inclusive de salários dos funcionários”, reiterou o deputado no ofício enviado à Caixa Econômica Federal.

Os ataques cibernéticos, segundo a Associação dos Municípios do Paraná (AMP),se estenderam em contas de 15 prefeituras na Caixa Econômica Federal. Os prefeitos, em assembleia geral da AMP no começo de junho, aprovaram recomendação de retirada de recursos das prefeituras do banco em protesto contra os saques irregulares.

Segundo a AMP, o prejuízo é de aproximadamente R$ 5 milhões e prejudicou os municípios de Roncador, Doutor Camargo, São Manoel do Paraná, Matelândia, Mamborê, Paranapoema, Porto Rico, Cruzeiro do Oeste, Céu Azul, Cerro Azul, Quinta do Sol, Mandaguaçu, São Mateus do Sul, Jaboti e Nova Olímpia.

A AMP e as prefeituras afirmam que os funcionários dos municípios não podem ser responsabilizados pelos desvios e reiteram o pedido para que a Caixa devolva os recursos aos municípios ou faça o depósito judicial/administrativo.