Alunos do CMEI Casa de Davi de São Tomé visitam meliponário

Da Redação com Assessoria

Alunos do CMEI Casa de Davi, de São Tomé, realizaram na última sexta-feira, 28, uma visita ao Meliponário Gorla, onde aprenderam sobre a importância das abelhas no ecossistema, como funciona a criação da espécie e a produção de mel. Sem oferecer riscos aos alunos, as espécies, neste caso, abelhas Jataí, não possuem ferrão. Durante a visita, os alunos também puderam experimentar o mel retirado das colmeias.

“Essa parceria é muito importante, pois cria uma interação entre as crianças e a natureza”, afirmou o proprietário do meliponário, Clay Gorla.

A criação de abelhas Jataí (Tetragonisca angustula) tem se firmado como uma boa opção aos meliponicultores. A Jataí tem algumas vantagens sobre as africanizadas ou europeias, pertencentes à família Apis. É uma abelha bastante rústica, com grande capacidade para fazer ninhos e sobreviver em diferentes ambientes, inclusive em zonas urbanas.

A Jataí utiliza os mais variados locais para nidificação, ou seja, fazer seu ninho. Isso promoveu sua adaptação, inclusive ao meio urbano, o que não ocorreu com a maioria das espécies de abelhas nativas, exclusivas nidificadoras de ocos em troncos de árvores. Visitam plantas cultivadas e fazem os ninhos em diferentes tipos de cavidades como as de tijolos, latas abandonadas, além de ocos de árvores vivas quando em ambientes mais naturais ou arborizados.

MEL

O mel da Jataí, além de saboroso e suave, é bastante procurado por suas propriedades medicinais. É usado como fortificante e anti-inflamatório, em particular dos olhos. Além do mel, a Jataí produz própolis, cera e pólen de boa qualidade. Em comparação com as abelhas com ferrão, produz menor quantidade, mas o preço de venda é bem maior: um litro desse mel pode chegar a R$100,00 reais.

É interessante lembrar que as abelhas armazenam separadamente o pólen e o mel em potes de tamanho semelhantes. Os potes de mel podem ser reconhecidos, porque são mais transparentes, enquanto os de pólen são opacos.