Leilão do Lote 4 avança e pode destravar obras na PR-323
Cianorte recebeu, na quinta-feira, 10, a visita do superintendente do Governo do Paraná, Ricardo Maia. Em entrevista concedida à TRIBUNA DE CIANORTE, Maia falou sobre o avanço do processo de concessão do Lote 4, que inclui melhorias significativas na PR-323 e em outras rodovias da região Noroeste.
O lote, que faz parte do novo modelo de concessões rodoviárias do Estado, prevê um investimento estimado em R$ 8,3 bilhões. A proposta envolve a duplicação de 176 quilômetros de rodovias, a implantação de 157 quilômetros de faixas adicionais, além de 44 quilômetros de vias marginais, 49 quilômetros de acostamentos e 2,5 quilômetros de correção de traçado.
Além disso, estão previstas 59,2 quilômetros de obras de contorno urbano em municípios estratégicos. No total, serão construídas 101 interseções em desnível, 1 viaduto, 1 ponte, 33 retornos, 56 passarelas e 50 obras de arte especiais — estruturas complementares a viadutos, utilizadas em trechos com fluxo pesado, acesso a indústrias ou cooperativas. O projeto também inclui 50,5 quilômetros de ciclovias.
Segundo Maia, o projeto já está em fase final de análise pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Ao receber parecer favorável, o leilão poderá ser realizado ainda no primeiro semestre. A expectativa é que o modelo de concessão seja mais moderno e eficiente, com tarifas reduzidas e prestação de serviços mais ágil, como socorro mecânico e atendimento de emergência.
O novo modelo também traz benefícios diretos para os usuários: motociclistas estarão isentos do pagamento de pedágio, e será aplicada tarifa progressiva para motoristas que utilizarem frequentemente as rodovias, com possibilidade de descontos que podem chegar a 90%. Estão previstas três novas praças de pedágio no trecho: uma na saída de Maringá, outra em Jussara e a terceira entre Cianorte e Umuarama.
“Não é só pedágio. É um pacote completo de infraestrutura que garante segurança, agilidade e condições para o crescimento da região”, afirmou Maia. Ele destacou que a PR-323 é fundamental para o escoamento da produção agrícola e industrial do Noroeste paranaense e que a modernização da via é crucial para o desenvolvimento regional.
Entre os benefícios esperados estão a melhoria da logística, a redução no tempo de deslocamento e o aumento da segurança viária. “Hoje, o socorro em caso de acidente demora. Com a concessão, esse atendimento será mais rápido, e teremos tecnologia embarcada em todo o trecho, inclusive com cobertura de internet em 100% da rodovia”, afirmou.
O superintendente também mencionou que todas as principais demandas da população local foram incluídas no projeto — com exceção da exclusão total dos pedágios. “Foi um processo longo, com reuniões em todas as regiões afetadas, envolvendo Ministério Público, Câmaras de Vereadores, cooperativas, setor produtivo e sociedade civil. O modelo aprovado reflete esse diálogo”, explicou.
Maia acrescentou que, com a concessão dos principais trechos rodoviários, o Governo do Estado poderá destinar recursos do orçamento para recuperar e pavimentar rodovias secundárias e estradas rurais. Segundo ele, o governador Carlos Massa Ratinho Júnior já autorizou o investimento de R$ 6 bilhões para asfalto rural, sendo que R$ 2,6 bilhões estão prontos para liberação às prefeituras com projetos aprovados.
“Estamos falando de um eixo estratégico que vai impulsionar o desenvolvimento do Noroeste, criar empregos e atrair novas indústrias”, concluiu.