Prefeitura de Jussara intensifica ações de combate aos escorpiões
Da Redação com Assessoria
Através do trabalho dos Agentes de Combate às Endemias, a Prefeitura de Jussara tem intensificado as ações de combate à infestação de escorpiões no município. Nos últimos dias, foram realizadas vistorias em imóveis, com o objetivo de prevenir a infestação do animal peçonhento. Além de bastante dolorosa, sua picada pode ser fatal em crianças e idosos.
Durante o trabalho, os agentes identificam situações que podem contribuir para criadouros, eliminando qualquer possibilidade de proliferação. Além disso, os profissionais orientam a população sobre os cuidados que devem ser tomados para se evitar a propagação.
Segundo o diretor de Vigilância Epidemiológica, Sanitária e de Controle de Zoonoses, Josafá José da Silva, apesar do trabalho intensivo da equipe, ainda é possível encontrar uma grande quantidade de escorpiões nas residências.
“Cada fêmea pode gerar até 20 filhotes por vez. Neste momento, podemos ter vários escorpiões-amarelos no município. Percebemos que há muitos imóveis com entulhos e madeira guardados, objetos que servem de esconderijo para esses animais se reproduzirem. Estamos orientando os moradores a fazerem uma varredura dentro e fora de casa, eliminando esses focos em potencial. O momento de agir é agora, a tempo de impedir que esta situação se espalhe”, observa o diretor.
Atualmente, o município conta com o trabalho de seis agentes, que realizam vistorias em 3.841 imóveis da cidade de forma bimestral.
O horário de trabalho é de segunda a sexta-feira, das 08 às 17 horas. O tempo de vistoria por residência é entre 10 e 15 minutos e todos são identificados com uniforme, crachá e bolsas da prefeitura.