São Manoel do Paraná adquire o 1º carro 100% elétrico para atendimentos da Saúde
Da Redação
O prefeito de São Manoel do Paraná, Agnaldo Trevisan, entregou na última sexta-feira, 17, ao secretário municipal de Saúde, Osmar Soares de Carvalho, o primeiro carro 100% elétrico do município. O veiculo ficará a disposição da Unidade Básica de Saúde (UBS) José Bento Pini, para atender as necessidades dos munícipes que realizam o tratamento de hemodiálise e quimioterapia.
O veiculo foi adquirido com recursos próprios, através dos impostos pagos pela população e custou R$155 mil reais aos cofres públicos. O carro da montadora Renault tem autonomia para 280 km, um ponto de recarga já foi instalado junto a Unidade Básica de Saúde.
Segundo o prefeito Agnaldo Trevisan, outro veiculo da mesma montadora também foi adquirido, o objetivo é que ele fique a disposição da comunidade sendo usado como um carro compartilhado por motoristas cadastrados e habilitados.
Para utilização, o cidadão ira acessar o aplicativo, realizar seu cadastro, comprovar que possui carteira nacional de habilitação (CNH) e comprovar que é um morador de São Manoel do Paraná. Na sequencia, ainda no próprio aplicativo o cidadão ira reservar a data e horário de utilização, com base nestas informações será gerado pelo sistema um valor a ser pago pelo usuário pelo período a ser utilizado.
Esses recursos adquiridos com o veiculo compartilhado será destinado a uma conta do fundo de inovação, ciência e tecnologia que será o responsável por gerir todos os recursos adquiridos com as viagens. O valor arrecadado será aplicado na modernização e ampliação das salas de inovação, ciência e tecnologia.
Um ponto de recarga, embarque e desembarque esta sendo preparado e logo entrará em operação.
“O objetivo destes veículos é melhorar a mobilidade urbana no município e colaborar com o meio ambiente, tendo em vista que varias outras atividades já vem sendo desenvolvidas na área ambiental, como por exemplo, energia solar em todos os prédios públicos, troca de toda iluminação publica por led, troca do papel branco pelo reciclável, instalação do e-processo, ponto de ónibus sustentável com opção de carregamento de celular e o abastecimento dos veículos oficiais apenas com etanol”, comentou Trevisan.