São Tomé alcança 1º lugar na produção agrícola da Amenorte
Da Redação com Assessoria
De acordo com a Secretaria de Agricultura do estado, São Tomé apresentou um aumento significativo no seu Valor Bruto da Produção (VBP) que é a soma de toda a produção primária, ficando em 1º lugar na Associação Dos Municípios Do Médio Noroeste Do Estado Do Paraná (Amenorte) com um percentual de 43% de crescimento no ano base de 2021com relação a 2020.
As cinco principais atividades que mais se destacaram foram: Frango de Corte, Cana de Açúcar, Soja, Gado de Corte e Milho. Também se destaca a produção de Goiaba, Mandioca e Leite.
“Além das grandes culturas, é importante observar o crescimento da produção de frutas, principalmente o moranguinho, cultivado por pequenos agricultores e que usam mão de obra intensiva, impactando no índice econômico e também no social, pela sua elevada geração de renda e empregos” afirmou o chefe de gabinete Juraci Gorla que também é Agrônomo.
A Cultura do Morango teve um índice de crescimento de 38,97%, ficando com um montante de R$ 2,2 milhões.
Para o Prefeito Ocelio, é uma satisfação poder observar este crescimento. “Isso mostra a força de nossos agricultores e temos a certeza da continuidade deste crescimento, vamos buscar fazer cada vez mais por nossos agricultores priorizando sempre a agricultura familiar, não esquecendo que a Secretaria de Agricultura do Estado, através do Núcleo Regional e o IDR são nossos parceiros que ajudam esta atividade a atingir tais níveis”