Tapejara lidera o ranking na Atenção Primária à Saúde na região
Da Redação com Assessoria
Tapejara conquistou pelo segundo quadrimestre seguido, excelentes índices no ranking Previne Brasil do Ministério da Saúde. Entre as cidades que integram a Associação dos Municípios do Médio Noroeste do Paraná (Amenorte), A cidade lidera a avaliação de desempenho dos serviços oferecidos aos pacientes que utilizam a rede pública na Atenção Primária à Saúde (APS).
Para atingir o objetivo a Prefeitura coloca a disposição da população, uma série de serviços e profissionais capacitados. Programas como; a rede Mãe Tapejarense que atende as gestantes do município desde o pré-natal ao nascimento do bebê, projeto Odontologia na Escola que promove a orientação e prevenção, Estratégia Saúde da Família, entre outros.
Com a nota 9.9, o excelente resultado mostra que o atendimento no setor de saúde está em constante evolução e faz com que o município fortaleça o repasse de recursos federais para garantia do atendimento na saúde pública. O Previne Brasil é composto por indicadores incluindo as ações de Saúde da Mulher, Saúde Bucal, Pré-Natal, Saúde da Criança e Doenças Crônicas (Hipertensão Arterial e Diabetes Melittus).
O prefeito Rodrigo Pezão destacou o empenho do secretário municipal, Edinho Souza e todos que atuam no atendimento aos pacientes e no desenvolvimento de programas específicos. “São equipes de enfermagem, médicos, agentes comunitários de saúde, odontólogos, técnicos e profissionais que realizam um atendimento humanizado e se dedicam para que os tapejarenses tenham uma saúde de qualidade”, disse.
De acordo com a coordenadora de Atenção Primária, Maria Angelica, os resultados dos últimos quadrimestres reforçam o trabalho que vem sendo realizado em Tapejara. “Temos uma equipe integrada e muito qualificada que prioriza a prevenção, o diagnóstico, o tratamento e a vigilância em saúde, somados aos esforços da administração que nos dá todas as condições para alcançarmos as metas”, finalizou.