Japurá agora conta com sistema de Raio-X Digital
Da Redação
A Prefeitura de Japurá anunciou um importante investimento para a saúde pública do município. O setor agora conta com um sistema de Raio-X Digital, que proporcionará maior agilidade e uma melhora considerável na qualidade das imagens e, consequentemente, nos diagnósticos. O investimento é de R$ 130 mil.
Anteriormente, o município contava com o serviço no processo convencional, que apresentava lentidão na realização dos exames. De acordo com a prefeita, Adriana Polizer, a nova tecnologia beneficiará toda a população e dará mais segurança aos médicos na hora de realizar os laudos.
“As pessoas que passam por este exame ficarão menos tempo expostas à radiação. A qualidade deste exame também melhorou em ‘200%’. O médico terá mais segurança, conseguindo visualizar melhor as imagens e, assim, fazendo um laudo com mais segurança. A tecnologia é muito superior àquela convencional. Na nossa região, quem oferece esse serviço pelo SUS, somos só nós e a UPA DE Cianorte”, ressaltou a prefeita, Adriana Polizer.
ENTENDA
Por ter uma qualidade muito melhor, com o sistema digital é possível editar e tratar a imagem, utilizando software específico.
O raio-x convencional demora entre 5 e 10 minutos para o processamento dos filmes. A radiografia digital captura a imagem e exibe no monitor em aproximadamente 5 segundos.
Além disso, a radiografia digital reduz em até 90% a dose de radiação utilizada em comparação ao raio-x convencional, além de não utilizar produtos químicos, tóxicos ao meio ambiente, para o processamento das imagens.