Mesmo sem internações, casos de Covid voltam a subir em Cianorte

Da Redação

Os registros do coronavírus em Cianorte voltaram a aumentar nos últimos três meses. Até a quinta-feira, 21, o boletim da Secretaria Municipal de Saúde confirmava mais 61 casos, apenas esse mês. Em outubro foram 50 testes positivados e 304 negativos, no mês anterior foram 128 positivos e 425 negativos.

O boletim informa ainda, que entre os dias 17 e 21 d novembro, foram 25 novos diagnósticos. Apesar do aumento, não há registro de internações. Ao todo, Cianorte conta com 22.501confirmados, sendo 10.851 mulheres, 8.810 homens e 2.840 crianças e adolescentes. Além de 22.286 recuperados e 206 óbitos.

A secretária municipal de Saúde, Rebeca Galacci avaliou o cenários da doença no município. “A Divisão de Vigilância em Saúde vem avaliando constantemente o cenário da Covid-19 em Cianorte. Esse número de confirmados é maior do que em outubro (50), porém menor do que o de setembro (128). Neste momento, a situação está sob controle, mas precisamos estar em alerta e manter os cuidados básicos, como higienização de mãos, distanciamento, pessoas com sintomas gripais devem fazer o uso de máscaras, manter ambientes arejados, realizar o esquema vacinal, entre outros. Isto porque, o perfil epidemiológico da Covid-19 apresenta picos repentinos quando há relaxamento das ações preventivas.
Assim, é importante reforçar a necessidade de que a população mantenha os esquemas vacinais contra a Covid-19 atualizados. Hoje, não temos pacientes em leitos hospitalares como no início da pandemia e os índices de morbidade e mortalidade das pessoas que contraem a doença têm diminuído, graças às vacinas”, comentou a Rebeca.

MÁSCARA

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) voltou a recomendar o uso de máscara no Paraná. Fica indicada, a partir de agora, a utilização do acessório em espaços fechados de uso coletivo onde não é possível ter distanciamento – como transporte coletivo – e em estabelecimentos de saúde, que, na prática, nunca deixaram de exigir a proteção. A medida está em resolução publicada nesta segunda-feira (21) pela pasta e leva em conta os alertas recentes sobre o aumento de casos da doença.

O documento recomenda o uso da máscara a pessoas com algum tipo de sintoma gripal e para as gestantes, idosos, com alguma comorbidade e as imunocomprometidas. Quem não está vacinado ou não completou o esquema de imunização também deve voltar a aderir ao uso do acessório. Em todo o Brasil, segundo o Ministério da Saúde, mais de 69 milhões não tomaram a primeira dose de reforço contra a Covid-19. Na semana passada, o Paraná liberou a segunda dose de reforço da vacina para pessoas acima de 18 anos.