Número de casos de Covid-19 recua 45% em julho
Da Redação
A curva de casos de Covid-19 dá sinais de estar caindo vertiginosamente em Cianorte. O resultado é uma soma entre o número de vacinados, e aplicação de medidas de prevenção ao contágio. Julho registrou uma queda de 45% nos novos casos, comparados ao mês anterior. Nos seis primeiros meses foram 6.777 positivados, e 121 óbitos, que juntos ao ano passado, somam 9.551 casos de Covid-19 e 165 mortes.
A queda ocorre justamente após o mês mais crítico em contaminação durante a pandemia: junho que teve recorde em Cianorte, com 1.572 novos casos, seguido de maio que registrou 1,168 testes positivos, e março com 1.107 positivados.
Na contra mão, a Campanha Nacional de Imunização contra a Covid-19 avança. Em julho foram 13.168 pessoas imunizadas com a primeira dose, e 6.039 pessoas tiveram o calendário vacinal completo.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, Até segunda-feira, 2, 42.125 pessoas foram vacinadas com a primeira dose, 3.276 com a dose única, e 14.821 com a segunda dose, o que significa que 18.097 pessoas estão totalmente imunizadas contra o novo coronavírus na Capital do Vestuário.
A expectativa é de que até 20 de agosto, 80% do público alvo da campanha, estejam imunizados. Na segunda quinzena de setembro deve ser finalizada a aplicação da primeira dose no público geral, a partir dos 18 anos.
“A ampliação do número de pessoas vacinadas nos traz um pouco mais de tranquilidade, o que não nos exime da responsabilidade de manter as medidas de autocuidado, pois todos nós temos papel importante neste enfrentamento, e não podemos baixar a guarda”, cita a secretária de Saúde, Rebeca Galacci.
ÓBITOS
Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, dos 165 óbitos registrados, em Cianorte, durante toda a pandemia, 77 seriam mulheres, de 18 a 94 anos, 87 homens, de 25 a 90 anos, e 1 adolescente de 16 anos.
O número de óbitos também segue em queda, e já é um dos menores desde a segunda onda de contaminação. Em julho foram 15 mortes por decorrência da doença em Cianorte, assim como o mês de maio.
Março foi o mês mais crítico, com 36 óbitos, seguido de abril, com 26. Janeiro e fevereiro foram os de menores registros, ambos com seis mortes.
LEITOS
É a primeira vez, desde março, que os leitos de pacientes com Covid-19 da Fundação Hospitalar do Paraná (Fundhospar), em Cianorte, apresenta baixa ocupação. Segundo o último boletim emitido pela Secretaria de Saúde, o hospital conta com seis leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponíveis, dois para o Sistema Único de Saúde (Sus), e quatro para a rede particular e de convênios. Cinco pacientes estão internados na enfermaria do Sus, e todos os leitos da rede particular estão liberados. O boletim ainda informa que nenhum morador de Cianorte está internado em hospitais da região.