Regional de Cianorte recebe três novas ambulâncias do SAMU
A Regional de Cianorte foi contemplada com três novas ambulâncias destinadas ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), em cerimônia realizada na manhã de segunda-feira, 28, em Umuarama. A entrega faz parte de um lote de 25 veículos enviados para reforçar o atendimento de urgência no Noroeste do Paraná.
A Base Rondon, que integra a coordenação de Cianorte, recebeu uma nova unidade. Já Cianorte foi contemplada com duas ambulâncias e Terra Boa com uma. Os novos veículos foram adquiridos com recursos federais como parte do programa de renovação da frota do SAMU, promovido pelo governo Lula.
Com a chegada dos reforços, o SAMU Noroeste passa a contar com 29 Unidades de Suporte Básico (USB) e 7 Unidades de Suporte Avançado (USA), que funcionam como UTIs móveis. A distribuição dos veículos foi feita conforme a necessidade operacional de cada base regional.
O deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) participou do evento e destacou a importância da articulação política para assegurar a destinação dos veículos à região. “São recursos federais e lutei para que a nossa região fosse contemplada. Não podíamos ficar para depois”, afirmou.
Segundo o parlamentar, o trabalho para aprimorar o serviço de urgência continuará. “Com o orçamento de 2025, vamos buscar mais recursos para reforçar a frota e atender ainda melhor a população”, adiantou.
Em todo o Paraná, o governo federal investiu R$ 43,2 milhões para modernizar a frota do SAMU, com a entrega de 143 veículos — 133 destinados à renovação e 10 para expansão do serviço. A ação faz parte do plano de universalização do acesso ao SAMU 192, que prevê entregas até o fim de 2026.
Desde o início do programa, 789 novas ambulâncias já foram entregues a 559 municípios de 21 estados, com um investimento total de R$ 243,5 milhões.