Secretaria de Saúde investiga surto de doença no CMEI Dona Flor
Da Redação
A Prefeitura de Cianorte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou uma nota oficial informando que os casos de lesões de pele notificados pelo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Dona Flor, na quinta-feira, 16, seguem acompanhados e as investigações acerca da origem estão em andamento.
Na tarde de sexta-feira, 17, o resultado de exames laboratoriais excluíram as suspeitas de impetigo bolhoso e escabiose (sarna) e confirmaram ser uma doença exantemática, ou seja, causada por infecção viral que, embora transmissível e contagiosa, não é grave, sendo comum entre o público infantil.
O CMEI Dona Flor permanecerá com o atendimento suspenso até a segunda-feira, 20, quando a situação será reavaliada. As crianças e servidores que estão com sintomas, como lesões avermelhadas na pele, devem buscar avaliação médica para o tratamento adequado. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e a UPA, que funciona 24 horas, estão à disposição para o atendimento.
Pelo menos 25 funcionários, além de dezenas de alunos manifestarem sintomas da doença.
A unidade foi isolada após as crianças se queixarem de bolhas e feridas acompanhadas de coceira. Em resposta imediata, o prédio passou por uma rigorosa operação de limpeza, com orientação para todos permanecerem em isolamento.
Até o momento, não foram registrados casos semelhantes em outras unidades educacionais da região.