Taxa de ocupação de leitos de UTI volta a cair em Cianorte
Da Redação
De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, a Santa Casa de Cianorte, está com 0% de ocupação de leito na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), da rede particular e de convênios, para o tratamento de complicações da covid-19. No Sistema Único de Saúde (Sus), a taxa é de 33,3% , com 2 pacientes internados, e nenhum deles morador de Cianorte. Na mesma data do ano passado, a ocupação estava em 66%.
Desde o dia 3 de setembro a rede particular e de convênios está com 100% dos leitos UTI e enfermarias disponíveis. Os dados ainda mostram que a ocupação de leitos do Sus não atinge os 100% desde o dia 30 de julho.
Já em relação à taxa de ocupação dos leitos de enfermarias, a rede particular e de convênios segue em 50%. A rede dos Sus registra 23,1%, e não ultrapassa os 50% de lotação desde o dia 27 de julho.
De acordo com os boletins, no momento os leitos são ocupados por pacientes de 49 a 78 anos, moradores de Cianorte e Tapejara.
CASOS
O último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde confirmou três novos casos da doença, no município. Durante toda a última semana foram confirmados 61. Assim como a ocupação de leitos, os números de casos também caíram consideravelmente.
Com 10.043 casos confirmados em toda a pandemia, Cianorte tem 9.828 pessoas recuperadas, e 35 em monitoramento. O número de óbitos é de 176, e sem registro de morte desde o dia 8 de setembro.
VACINAÇÃO
A aplicação das primeiras (D1) doses para público em geral, de 19 anos ou mais, retornou nesta segunda-feira, 13. A imunização segue após dez dias de suspensão na entrega das D1 pelo Ministério da Saúde. 522 doses foram destinadas ao público. A Aplicação teve início às 16 horas de hoje, 13, com programação para seguir até às 20 horas.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), até o dia 10 de setembro, 88,34% do público alvo de Cianorte já havia recebido a primeira ou única dose do imunizante, e 43,45 % já haviam completado o calendário vacinal, resultando assim, em 33,30% de toda a população imunizada.
A aplicação das segundas doses segue de acordo com o cronograma do município. Para quem tomou a Pfizer, até o dia 16 de junho, para aqueles que tomaram a Coronavac até o dia 17 de agosto, e quem tomou Astrazeneca até o dia 17 de junho.