Proerd forma 870 estudantes da rede municipal

Emoção e alegria marcaram a solenidade de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd, realizada na noite da última quinta-feira, 17, no Ginásio de Esportes Tancredo Neves (Tancredão). O evento reuniu mais de 3 mil pessoas, entre autoridades, militares, profissionais da educação, familiares e, aproximadamente, 870 estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, das 15 escolas da rede municipal de ensino, participantes do programa.

Em Cianorte, o Proerd é aplicado pela policial militar, Cabo Ana Paula do Prado Mitz Bacon, que atua em sala de aula com o objetivo de prevenir o uso de drogas entre crianças e adolescentes, ensiná-los a resistir às pressões de amigos e da mídia, reforçando sua autoestima, além de desenvolver lições de cidadania. “Esta é uma iniciativa maravilhosa, que vem num momento importante na vida do aluno, que está formando seu caráter. Por isso, parabenizo a Polícia Militar e a Secretaria Municipal de Educação, por a conduzirem tão brilhantemente.”, ressaltou o prefeito em exercício, João Alexandre Teixeira.

Na oportunidade, os autores das melhores redações sobre o combate às drogas de cada escola receberam uma bicicleta cada. Todos os formandos também foram presenteados com uma pelúcia do leão Dare, mascote do programa. “O que os instrutores do Proerd ensinam em sala de aula precisa do reforço e apoio das famílias. Educar as crianças e adolescentes para serem capazes de fazer boas escolhas, de forma segura e responsável, é um esforço coletivo. Juntos, polícia, escola e família, podemos fazer a diferença”, afirmou o comandante da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar, Major Wagner Araújo.

Já a secretária municipal de Educação, Jakeline Plácido Marcon, agradeceu a parceria e enalteceu o programa. “O Proerd precisa ser valorizado, pois trata de um assunto tão importante na nossa sociedade. Estamos muito felizes em saber que hoje 870 estudantes da rede de ensino estão aptos a dizer não às drogas e à violência e a repassar esse discurso aos demais jovens”, disse.