Atualizar software do celular pode trazer transtornos, dizem técnicos

Quem nunca recebeu no smartphone ou iPhone uma notificação de pedido de atualização do software alguma vez? Pois bem, acontece que de cada 10 aparelhos, seis podem apresentar algum problema ao usuário quando o software é atualizado por conta própria.

Na maioria dos casos os principais problemas ocasionados por uma atualização inadequada são falha ao ligar/desligar o aparelho, estado de off permanente, perda dos arquivos, como fotos, vídeos, músicas e lista de contatos. Além de outros transtornos que podem dar muita dor de cabeça.

Em Cianorte, uma pesquisa realizada em duas lojas de assistência técnica de telefones móveis aponta que a média de aparelhos danificados por pedido de atualização aceito é de dois a seis ao dia. Frequentemente chegam clientes reclamando que recebeu uma notificação para atualizar o sistema. E após aceitar, o aparelho apagou, conta o técnico em assistência eletrônica Leandro Gaioto.

Segundo ele, existem dois problemas que podem ocorrer quando o usuário for atualizar o software do aparelho. Um deles é o apagão geral do smartphone, devido à conexão com internet na hora de efetuar a operação, o outro é causado quando o telefone está roteado em outros sistemas. Aqui para nós isso é muito comum em aparelhos com sistema Android, acrescenta o técnico.

Mas, para o técnico em eletrônica Márcio Vagner dos Santos, qualquer sistema operacional, indiferente da marca ou modelo, pode sofrer um apagão. Na avaliação dele, basta o usuário ter um software no celular e receber o pedido de atualização de sistema para isso acontecer. Hoje estou com três iPhones em off na loja de clientes que atualizaram o sistema de maneira errada, exemplifica Santos.

ORIENTAÇÃO

A dica primordial para os curiosos de plantão que aceitam qualquer pedido de atualização no celular, de acordo com ambos os técnicos, é que na dúvida não atualize. Se for atualizar o sistema operacional do celular, seja ele Android, iOS ou Windows Phone, o usuário precisa tirar o cartão de memória do aparelho (quando houver), estar conectado em uma rede wi-fi estável, ou seja, que não cai com frequência, e com a bateria 100% completa.

Nunca use a rede 3G para fazer essa atualização. Se estiver inseguro, leve o aparelho a assistência técnica, recomenda Gaioto. As chances de recuperação do funcionamento do aparelho são de 95% em casos de aparelhos não roteados, afirma o técnico.