Agosto tem segundo maior saldo do ano na geração de empregos
Da Redação
De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados na manhã desta quarta-feira, 29, pelo Ministério do Trabalho e Previdência, mais uma vez Cianorte encerrou o mês com saldo positivo na geração de empregos. Agosto fechou com 1.149 novos postos abertos e 899 desligamentos, resultando em um saldo positivo de 250, o segundo maior do ano. O mês fica atrás apenas de fevereiro, que teve um saldo positivo de 350 contratações.
Em comparação ao mesmo período do ano passado o resultado é ainda melhor, sendo que em agosto de 2020 foram registradas 695 pessoas, uma variação de 99%.
O cenário positivo se mantém em desenvolvimento desde janeiro deste ano. O último saldo negativo de empregos registrado na cidade foi em dezembro de 2020, quando foram registradas quatro demissões a mais do que o número total de contratações. No acumulado do ano, 7.566 vagas no mercado de trabalho formal foram preenchidas.
Entre os setores que mais contrataram em agosto estão o segmento de indústria e serviços. No oitavo mês do ano, 516 pessoas foram contratadas pelas indústrias cianortenses e 298 pelo setor de serviços, seguidos do comércio com 260 contratações. Entre os grandes segmentos, o que menos realizou admissões foi a agropecuária, com 22 novas vagas abertas no último mês. O setor da construção contabilizou 53 contratações.
Apenas o setor de agropecuária fechou o mês com saldo negativo. Todos os outros contrataram mais do que demitiram, com destaque para a indústria, que encerrou com um saldo positivo em 141.
REGIONAL
O panorama de geração de empregos nos onze municípios da macrorregião continua positivo. O destaque ficou com Tapejara que apresenta consecutivos saldos positivos desde abril deste ano. Em agosto foram 154 vagas formais abertas no município e 104 desligamentos.
Em julho, Terra Boa havia fechado o mês com um saldo negativo de -29. Este mês a cidade encerra com o maior saldo positivo das cidades da macrorregião +97 (187 admissões e 90 demissões).
Três cidades apresentaram saldos negativos: Cidade Gaúcha (-19), Rondon (-23) e Tuneiras do Oeste -1.
Ao todo 730 vagas foram abertas na região, resultando em 21.959 pessoas trabalhando com a carteira de trabalho assinada.