Cianorte adere a Rota do Queijo e amplia agricultura familiar
Da Redação com Assessoria
Cianorte é um dos 23 municípios selecionados para participar da Rota do Queijo, programa Estadual para impulsionar o turismo e a agricultura familiar do Paraná.
A iniciativa do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) foi lançada na quinta-feira, 09, na sede do instituto, em Curitiba. O objetivo é incentivar o turismo rural, tendo a produção de queijos como principal atrativo.
Inicialmente o instituto cadastrou 33 propriedades em 23 municípios de várias regiões do Estado, onde se produz desde queijos finos até os coloniais. Em Cianorte, a escolhida foi a Arteijo. A meta é ampliar o número de agroindústrias e estabelecer a produção de queijos como um atrativo para turistas do Estado e de todo o País.
O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, afirmou que a criação do roteiro é uma forma de valorizar o meio rural. “É a valorização do conhecimento acumulado, de bons produtos, do jeito de fabricar que vem da imigração e que as famílias continuam cultivando geração a geração”, disse.
Para o secretário, a produção artesanal ganha espaço num momento em que a sociedade busca produtos mais naturais, o grande apelo da Rota do Queijo Paranaense. Segundo Ortigara, os produtos que serão comercializados na rota têm garantia e certificação, porque são minimamente registrados em algum serviço de inspeção.
“De nossa parte, é uma tentativa de manter mais gente na cadeia do leite que, lamentavelmente, vem excluindo pessoas. A cadeia está ficando mais com médios e grandes produtores. Fazer produtos coloniais, a partir de uma fabricação própria de leite, ajuda a promover o ingresso de renda na propriedade, mantém essas famílias com alguma fonte adicional de renda”, reforçou.
Ele destacou que o caminho começa com 33 queijarias, mas não está fechado. Pelo contrário, o objetivo é ampliar cada vez mais. “Qualquer queijeiro, atendendo aos requisitos de acesso a essa rota, pode participar e ganhar corpo. E nós teremos, quem sabe, um adensamento desse segmento da cadeia láctea que é a produção de queijos”, afirmou Ortigara.
SUSAF
A adesão de Cianorte ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte do Paraná (SUSAF/PR) vai impulsionar a empresa produtoras de queijos e outros produtores rurais, com mais apoio para garantir a qualidade dos produtos e o mais espaço para comercialização.
Cianorte é a 13ª cidade do Estado a aderir ao programa criado em 2013, e a primeira da mesorregião noroeste.
“Arteijo é a primeira agroindústria que recebeu o apoio do Susaf, com profissionais técnicos e estrutura. Projeto municipal que envolveu a Secretaria de Agricultura, de Turismo, e diversas pastas do município. Agora teremos um queijo divulgado em todo o Paraná”, destaca o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Anízio Menarin Filho.
Confira os municípios que integram a Rota do Queijo:
Dois Vizinhos, Palmeira, Itapejara do Oeste, Francisco Beltrão, Toledo, Salgado Filho, Santo Antônio do Sudoeste, Guaraniaçu, Mercedes, Sulina, Nova Laranjeiras, Saudades do Iguaçu, Chopinzinho, Cianorte, Paranavaí, Santa Izabel do Oeste, Pinhal de São Bento, Pinhão, Palmas, Apucarana, Cantagalo, Lapa, e Piraquara.