Cianorte apresenta queda em casos de HIV

Da Redação

Cianorte apresenta, pelo terceiro ano consecutivo, diminuição da incidência do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV, na sigla em inglês). Em 2021 foram diagnosticados 35 casos, número 32.6 % menor do que o registrado em 2019, quando houve 52 registros, e 2020, com 51. Apesar de a queda ser importante, o resultado pode estar associado a falta de procura por testes durante o período de pandemia.

Mais de 60% dos diagnósticos são em pacientes homens. Das 35 notificações de HIV em 2021, dez são mulheres e 25 do sexo masculino. A faixa etária entre 20 e 35 anos de idade concentra o maior número de casos notificados.

Existem diversas vias de transição, mas a principal segue sendo a sexual, que representa praticamente 90% dos novos casos. Cerca de 80% dos casos de HIV são diagnosticados sem que o paciente esteja com sintomas da doença.

O dia 1° de dezembro é comemorado o Dia Mundial da Luta contra a Aids. Neste mês, a Secretaria Municipal de Saúde vai oferecer uma escala de atendimento para testes rápidos em horário estendido. As datas e locais ainda serão divulgados.

A realização de testes rápidos é disponibilizada durante o ano todo nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que contam também com o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).

A orientação e o aconselhamento, tanto pré, quanto pós- resultado é realizado por profissionais capacitados para o atendimento na área, sendo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e farmacêuticos.

Quando detectado o vírus do HIV, seja por teste rápido ou exame laboratorial, o paciente é encaminhando para fazer avaliação médica e exames, que podem ser realizadas no Centro de Testagem e Aconselhamento e/ou no Consórcio Intermunicipal de Saúde do Centro Noroeste do Paraná (Ciscenop). Após os resultados, como os de CD4

e CD8, a médica infectologista pondera o melhor tratamento, prescreve a medicação específica e estabelece o acompanhamento.

 

OUTRAS DOENÇAS

Em campanhas pontuais, a Secretaria Municipal de Saúde também disponibiliza a testagem em empresas com grande número de funcionários e em eventos de promoção da saúde.

Neste ano, até o momento, foram realizados 1.211 testes rápidos para Hepatite B, Hepatite C, HIV e Sífilis.

O CTA, localizado na Travessa Itororó, 400, realiza testes rápidos durante todo o ano, por livre demanda. Basta apresentar um documento com foto. Não é necessário estar em jejum.

O atendimento é gratuito e sigiloso. O expediente é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12horas e das 13h30 às 17horas. Já os exames, são realizados de segunda a quinta-feira das 8 às 11horas.