Cianorte é alvo de operação contra grupo especializado em roubos
Da Redação
Policiais militares e civis desencadearam na manhã de sexta-feira, 16, a Operação Monte Castello, em sete cidades do Noroeste. Em Cianorte, seis pessoas foram presas, e duas armas de fogo foram tiradas de circulação, além de drogas, e celulares apreendidos, assim como diversos produtos roubados recuperados. Ao todo foram cumpridos 10 mandados de prisão e 20 de busca e apreensão. A operação contou com 56 policiais militares e 50 policiais civis.
O grupo preso praticava roubos à residências e veículos em diversas cidades da região. O chefe da quadrilha foi identificado, mas está foragido. Os integrantes são responsáveis por pelo menos 14 roubos investigados em Cianorte, Cidade Gaúcha, Floraí, Palotina, São Carlos do Ivaí, Rondon, Toledo, Paraíso do Norte, Janiópolis, Farol, São Manoel do Paraná, Jussara e Tamboara.
O delegado chefe da 21ºSubdivisão da Polícia Civil em Cianorte, Jonas Peixoto destacou os esforços da equipe na operação. “Cada pessoa e função no grupo foi identificada. Eles se dividiam em quem praticava o roubo, quem dava apoio logístico, e até quem recebia esses produtos. Isso vai acrescentar no processo, principalmente com os parelhos celulares que serão periciados, e posteriormente mais pessoas identificadas”, destaca o delegado.
INVESTIGAÇÃO
A investigação teve inicio há seis meses e desenvolvida com apoio da Polícia Militar e Polícia Civil . As ações ocorreram também em Maringá, Marechal Cândido Rondon, Londrina, Mandaguari, Nova Esperança e Paranavaí. O objetivo é coibir roubos e crimes relacionados, e reprimir organizações criminosas que atuavam na Noroeste do Paraná.
Antes da última ação, um veículo foi recuperado do dia 23 de março, o Chevrolet Spin GM/Spin roubado em Janiópolis (região de Campo Mourão) foi encontrado em Cidade Gaúcha. Um casal foi preso no dia 02 de abril, em Cianorte, com uma motocicleta Honda/Hornet roubada em Farol.
O chefe do grupo foi detido na mesma semana, com mandato de prisão em aberto e portando um revólver calibre 38. No dia 13 de abril mais um integrante foi preso, em Paranavaí, com uma motocicleta furtada e um revólver Calibre 32 com três munições intactas.
No dia seguinte, cinco homens foram presos em flagrante, em Cianorte, por envolvimento num roubo à residência, em Jussara, quando fizeram uma família refém, subtraíram dois veículos e diversos pertences das vítimas.
Na ação, todos os bens levados foram recuperados. No mesmo dia outro integrante foi preso com uma motocicleta furtada em Maringá.
Ao todo, 12 pessoas estão presas, seis veículos já foram recuperados, quatro armas apreendidas, além de drogas e produtos oriundos de roubo recuperados.