Cianorte registra o dia mais frio do ano e instituto prevê geada
Da Redação
O inverno começou com temperaturas típicas para a estação na região. Após a primeira semana com os termômetros marcando máximas que não ultrapassaram os 25°C, os cianortenses precisaram tirar do armário os casacos mais resistentes para conseguir trabalhar bem agasalhado ontem,28. A mínima chegou a registrar 7.1°C, com sensação térmica de 5°C, e já é o dia mais frio do ano.
Junho de 2021 também está mais frio que o mesmo mês do ano passado, quando o dia com a menor temperatura foi no dia 7 de junho, com termômetros na casa dos 8.5°C.
Os meteorologistas emitiram alerta de geada para até sexta-feira, 2, em toda a região. Para quarta-feira, 30º, a previsão é de mínimas de 1°C, sem chuva e com risco de geada. O mesmo se repete para quinta-feira, 02.
As temperaturas só devem começar a subir no fim de semana, e atingir a mínima de 10°C na sexta-feira, 2. A partir desse dia as temperaturas voltam a subir, aos poucos, e sem chuvas.
Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o dia mais frio de 2020 foi em agosto, com 4.9°C, o que deve ser batido ainda essa semana, com previsões de 1 a 4 °C. O inverno passado foi considerado atípico para a região sul, com poucos dias com temperaturas tão baixas.
Diferente do que deve ser o inverno de 2021, com riscos de geada já na segunda semana, principalmente entre quarta-feira, 30, e quinta-feira, 01. Além de nevoeiros e temperaturas bem próximas as médias históricas.
JULHO
O próximo mês deve ser o mais frio do ano, segundo o Simepar. Quando comparados julho com o mês mais seco, tem uma diferença de precipitação de 135 mm em relação ao mês mais chuvoso. As temperaturas médias variam 7.1 °C durante o ano. Para o próximo mês em Cianorte, é esperado 89 milímetros de chuva, em apenas cinco dias chuvosos. Uma temperatura média de 17,5°C, com máximas de até 22,7°C.