Confira as orientações para compras seguras durante a Black Friday
Da Redação
O comércio cianortense se prepara para as vendas durante a Black Friday, marcada, neste ano, para 26 de novembro. Para orientar os consumidores, o Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-PR) intensifica as ações de fiscalização e fornece dicas de segurança aos clientes que costumam comprar produtos durante a data.
Uma pesquisa da rede social de compras que mapeia e classifica as melhores promoções em lojas, Pelando, mostrou que mais de 87% dos consumidores pretendem fazer compras nessa data, e devem investir mais do que no ano passado. A média das compras pode ficar entre R$ 1 mil e R$ 2 mil.
A principal orientação do Procon Cianorte é o cuidado para não cair na “Black Fraude”. Acompanhar os preços dos produtos nos meses anteriores pode ajudar a não cair em falsas promoções. O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) ainda recomenda guardar os folhetos ou fazer print screen (captura da tela do celular ou computador) com as informações do produto e do valor.
No dia da compra é importante se planejar, evitando agir por impulso e gastar mais do que pode. Com dinheiro em mãos, vale pechinchar descontos ainda maiores para pagamento à vista. Para não se endividar, a dica é fazer uma lista de produtos que pretende comprar.
È preciso atenção para a publicidade e propaganda enganosa. O cliente deve verificar se está correto o detalhamento do que está sendo vendido. O produto ou serviço deve obrigatoriamente, conter informações detalhadas sobre sua natureza, características, qualidade, quantidade, segurança, desempenho, durabilidade, preço e garantia.
O preço deve estar discriminado através do seu total à vista ou a prazo. Nos casos em que o anuncio discrimina o montante do total parcelado, o valor das parcelas, e periodicidades delas. O cliente precisa questionar e verificar se haverá acréscimos e juros.
TROCA E DEVOLUÇÃO
As trocas de produtos não duráveis tem o prazo de 30 dias. Já para os produtos não perecíveis, o prazo é de 90 dias. A partir da data da reclamação, o fornecedor tem até 30 dias para solucionar o problema e se isto não ocorrer, o consumidor tem o direito de recebimento dos valores pagos ou a substituição por um produto em perfeita condição.
“Um ponto importante, é o fato de que muitas empresas se acomodaram e em caso de defeitos, pedem para o cliente enviar o produto para a assistência técnica, obrigação que é do fornecedor. São eles que sabem a maneira correta de embalar e enviar o produto, além de ter o contato direto com o fabricante”, orienta o chefe do Procon Cianorte, William Batista.
Em casos de arrependimentos, o consumidor tem o direito, durante sete dias, de se arrepender apenas de contratações fora do estabelecimento comercial, através de internet, telefone e correlatos. O prazo começa a contar a partir do dia do recebimento do produto.
COMPRAS ONLINE
Compras online é líder de reclamações dos consumidores. A expectativa é de que ela seja a maior de todas em quesito compras online. As falsas ofertas são ferramentas para hackers terem acesso a dados pessoais e bancários. O período de Black Friday é uma grande oportunidade para fazer mais vitimas.
Segundo o Procon, os golpes mais comuns são os de phishing, ou seja, de envio de links maliciosos em que paginas falsas se passam por sites de venda on-line com valores de produtos muito abaixo do mercado.
“Não acreditem em preços muito baixos. Os golpistas colocam os produtos, o consumidor faz a compra, e dois dias depois a loja simplesmente some do ar”, destaca Batista.
A orientação é verificar se a loja virtual tem CNPJ, endereço e telefone de contato, além de conferir se as páginas oficiais nas redes sociais têm o selo de verificação.