Conselheiros tutelares de Cianorte recebem kits de trabalho para aperfeiçoar atendimento
Da Redação com Assessoria
A Secretaria de Justiça, Família e Trabalho promoveu nesta semana, no Palácio Iguaçu, um evento em comemoração aos 30 anos do Conselho Estadual dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes do Paraná (Cedca). A iniciativa faz parte da política de atendimento às crianças e adolescentes, e contou com a participação de duas, dos cinco conselheiros de Cianorte, Lenir Oliveira e Isabel de Souza.
Na ocasião, foram entregues kits de materiais de trabalho para cerca de 300 conselheiros tutelares das regionais de Cianorte, Curitiba e Região Metropolitana, Campo Mourão, Cascavel, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Laranjeiras do Sul, Maringá, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Toledo, Umuarama e União da Vitória.
No total, 2.580 kits estão sendo distribuídos esta semana para as 422 unidades dos conselhos tutelares de todo o Paraná. Cada kit é composto por guarda-chuva, garrafa de água, pendrive, caderno, prancheta, uma bolsa (ecobag) e o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), e será útil no desenvolvimento das atividades diárias como as rotineiras visitas.
“A prioridade número um é a criança. As outras pessoas ainda podem procurar ajuda, mas a criança, que muitas vezes sofre a violência dentro da própria casa, não consegue e não tem a quem recorrer”, disse o secretário de Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost.
O conselheiro Rodrigo Bonfim, do Hospital Pequeno Príncipe, representou o Conselho Estadual de Direitos das Crianças e dos Adolescentes na cerimônia. “A mobilização dos conselheiros tutelares é fundamental para que possamos avançar as políticas para as crianças no Paraná”, afirmou.
TRABALHO
O Conselho Tutelar de Cianorte faz, em média, 50 atendimentos por dia. A sede é localizada na Rua Abolição, 444 – Zona 2.
Os agentes atuam nas mais diversas situações, como violências sexual, física, psicológica; alienação parental; negligência familiar; abandono de intelectual; abandono de incapaz; entre outros. Além das medidas pertinentes às orientações, advertências e intermediações, bem como auxílio ao Judiciário.
O Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Paraná é um órgão de natureza estatal especial, com instância pública essencialmente colegiada, compondo-se de forma paritária com representantes governamentais e não governamentais.