Controladoria-Geral capacita servidores municipais sobre papel da ouvidoria na gestão
Agência Estadual
Diferente do senso comum, a maior parte das manifestações recebidas pelas ouvidorias do Estado não é de denúncia ou reclamação, mas solicitações sobre serviços oferecidos pela administração pública. Essas informações ajudam a melhorar o atendimento e apontar eventuais falhas de execução ou de comunicação.
A nova perspectiva quanto à contribuição da ouvidoria para a gestão foi passada, nesta semana, a 18 ouvidores municipais da Saúde, da 20ª Regional de Saúde, em Toledo. Também foi colocado à disposição dos órgãos municipais o sistema de recebimento de manifestações adotado pelo Estado, bem como os mecanismos de controle envolvidos na atividade.
A Ouvidoria-Geral integra a Controladoria-Geral do Estado (CGE) e coordena 72 ouvidorias setoriais distribuídas em órgãos e entidades estaduais no Paraná. “Adotamos o papel ativo na orientação a gestores e, conforme determinação do governador Carlos Massa Ratinho Junior, ajudamos órgãos de outras esferas da administração pública a aprimorar seu atendimento à população”, afirmou o controlador-geral do Estado, Raul Siqueira.
Das 18 ouvidorias municipais que participavam da capacitação, dada pelo ouvidor-geral Yohhan de Souza, 15 já usam o sistema Sigo, de recebimento e acompanhamento de manifestações da Ouvidoria do Estado. Esse sistema é cedido gratuitamente para colaborar com o serviço prestado pelas prefeituras. O programa também permite o controle do tempo de resposta ao cidadão.