Dia do Doador de Sangue é comemorado do Hemocentro de Cianorte

Da Redação

Os doadores que passaram nesta quinta-feira, 25, no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) de Cianorte, receberam uma homenagem e brindes em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue. A unidade conta com mais de 5 mil parceiros cadastrados e uma média de 250 doações mensais.

O processo que pode durar de 3 a 10 minutos é capaz de salvar até quatro vidas. Uma pessoa adulta tem em média cinco litros de sangue e a quantidade retirada em uma doação (no máximo 450 mililitros de sangue) não afeta a saúde do doador, e a recuperação é imediata após o procedimento. As doações podem ser feitas de três a quatro vezes por ano.

A proximidade das férias, de datas comemorativas de fim de ano, e outros períodos de feriados prolongados marcam o mês de novembro como importante para promover a doação e, desta forma, aumentar os estoques. A data foi criada para agradecer e sensibilizar a população para a importância em praticar esse ato voluntário.

O Hemepar é uma unidade da Secretaria de Estado de Saúde que atua em rede. A unidade de Cianorte tem trabalhado com um estoque confortável, Mas a equipe segue sempre em parceria com os doadores, que são convocados sempre que o estoque começa a apresentar uma baixa.

“A gente estimula esse ato que é muito gratificante, e com essa parceria nós conseguimos manter o estoque abastecido, que é o mais importante. Nosso laboratório monitora o estoque para não sofrer baixa, e os excedentes nós ajudamos outras redes do Estado”, destaca a coordenadora da unidade do Hemepar em Cianorte, Patrícia Regina de Oliveira.

O Hemepar é responsável pela coleta, armazenamento e distribuição de sangue para oito hospitais da 13° Regional de Saúde (13°RS), sendo dois em Cianorte, além da Clínica de Hemodiálise, e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cianorte.

PARA DOAR

Pessoas com idades entre 16 e 69 podem realizar doações de sangue. Homens até quatro vezes ao ano, a cada 60 dias, enquanto que as mulheres até três vezes. Estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 51 kg, estar alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação) e apresentar documento oficial com foto.

Antes de doar pela primeira vez, o paciente precisa passar por alguns exames, para comprovar se não é portador de alguma doença sexualmente transmissível.

As pessoas que já tiveram covid-19 podem ajudar outros pacientes de uma forma bastante simples: doando plasma, um dos componentes sanguíneos. Essa parte líquida do sangue concentra grande quantidade de anticorpos que agem no combate à infecção, que é chamado de plasma hiperimune ou plasma convalescente.