Envolvidos na morte de policial trocaram tiros com a PM na semana passada
Da Redação
Policiais da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar (5ªCIPM) continuam as buscas pelos envolvidos na ação que resultou na morte do cabo Reinaldo José Garozi, em Cianorte. O confronto ocorreu na noite de domingo, 17, entre um grupo armado e a equipe de Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM). Os dois suspeitos que morreram, um preso e outros dois que estão foragidos, são suspeitos de envolvimento em outro confronto policial, em Cruzeiro do Sul, no ultimo dia 13 de setembro.
A morte do policial gerou uma enorme comoção entre a população cianortense. O cabo tinha mais de 25 anos de serviço à Polícia Militar do Paraná, sempre se destacando nas missões que lhe foram incumbidas, seja no serviço administrativo ou operacional. Integrante da 5ª CIPM de Cianorte, Garozi já passou por várias funções na unidade e, desde 2011, pertencia à Rondas Ostensivas, comandando uma das equipes de maneira exemplar.
Garozi deixou esposa e dois filhos. O velório acontece na capela mortuária Nova Vida e o sepultamento está programado para ás 11 horas desta terça-feira, 19, no cemitério municipal de Cianorte. A Prefeitura de Cianorte decretou luto oficial de três dias (de 18 a 20 de setembro), enquanto o governador Carlos Massa Ratinho Junior decretou luto oficial de três dias em todo o estado pela perda do policial militar.
CRIME
A ação teve inicio por volta das 19 horas, quando a equipe da ROTAM avistou um veículo GM/Astra com cinco indivíduos em seu interior, em atitudes suspeitas. Ao tentar realizar a abordagem, o veículo empreendeu fuga, desencadeando uma perseguição que só cessou quando o veículo dos criminosos parou próximo de uma empresa às margens da PR 323.
Imagens de câmeras de monitoramento mostram que os ocupantes do automóvel abriram fogo contra os policiais, que reagiram. Durante o confronto, o cabo Garozi foi atingido na região do tórax e levado pelos companheiros de viatura, com técnicas para estancar o sangramento, ao hospital Fundhospar, onde recebeu atendimento médico e foi encaminhado a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Mesmo com todos os esforços, o policial, de 45 anos, morreu durante a madrugada de segunda-feira, 18.
A equipe médica do Samu, que esteve no local, atestou o óbito de dois dos indivíduos envolvidos no confronto, sendo também recolhidas duas armas de fogo com eles. Um terceiro foi detido, e dois outros fugiram pela mata. A Policia Civil e Cientifica esteve no local. Os corpos foram recolhidos e encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) de Campo mourão.
Equipes iniciaram um cerco policial, com auxilio de policiais da região e helicóptero da PM. Até o fechamento dessa reportagem, na tarde de segunda-feira, 18, eles ainda prosseguiam com as operações para capturar todos os envolvidos.
De acordo com a Polícia Civil, o grupo também é suspeito de envolvimento em um confronto policial em Cruzeiro do Sul, no dia 14 de setembro. Na ação, os criminosos empreenderam fuga após uma tentativa de abordagem da PM, efetuando disparos de arma de fogo contra os policiais e pessoas que encontravam na via pública. Dois disparos atingiram a viatura policial, e outros dois disparos atingiram o braço e perna de um homem que estava sentado em uma calçada no município. A policia acredita que eles haviam cometido um roubo na região, no dia anterior.