Escola referência da Indústria recebe primeira unidade no Paraná
Redação/ADI-PR
Será inaugurada nesta terça-feira (9), em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, a 1ª Escola Sesi de Referência da Indústria no Brasil. O projeto, que contou com um investimento total de R$ 10 milhões, é baseado na metodologia STEAM – sigla em inglês para as disciplinas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.
O STEAM é uma filosofia de educação que abrange habilidades e matérias de sala de aula, de uma maneira que se assemelha à vida real, possibilitando que o aprendizado seja realizado por meio de ferramentas práticas.
Mais do que apenas unir as disciplinas relacionadas a Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, o STEAM se apresenta como uma proposta educacional que visa trabalhar, de maneira síncrona, capacidades técnicas, lógicas e socioemocionais também alinhadas às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
A escola, que já atende 430 alunos de Ensino Médio, tem capacidade para atender até 1.092 alunos, todos de Ensino Médio, entre turmas nos períodos matutino e vespertino, já para o ano letivo de 2023.
O evento de lançamento da 1ª Escola Sesi de Referência da Indústria no Brasil contará com a participação dos presidentes da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, e do Sistema Fiep, Carlos Valter Martins Pedro; da superintendente do Sesi e do IEL no Paraná e diretora regional do Senai no Paraná, Fabiane Franciscone; e do gerente executivo de Educação do Sistema Fiep, Sidinei Rossi.
O projeto, de iniciativa do Sesi Departamento Nacional, prevê a implantação de 40 escolas neste mesmo modelo em 24 estados, sendo o Paraná o primeiro a receber a implantação na cidade de São José dos Pinhais, além de uma segunda unidade em Londrina, prevista para 2023.
Foto:Divulgação/Paraná Portal